Atenção! Não confunda Tate Britain com Tate Modern – a Britain é a irmã mais velha, que fica do lado norte do Rio Tâmisa na região de Pimlico (mais precisamente em Millbank, entre as pontes Lambeth Bridge e Vauxhall Bridge), e possui uma das coleções mais lindas e completas de obras de arte feitas por britânicos do mundo, englobando 500 anos de história.
Infelizmente, a Tate Britain raramente entra no roteiro dos turistas que vem pra Londres pela primeira vez – sim, são muitos museus incríveis para conhecer e geralmente pouco tempo para dedicar a eles, mas eu acredito que a maioria das pessoas nem sabe da existência da Tate Britain, ou se ouvem falar no nome acabam assumindo que é a mesma coisa que a Tate Modern. Claro que é ótimo ter a Tate Modern sempre cheia e vale sim muito a pena visitá-la, mas seu sucesso de certa forma deu uma ofuscada na sua irmã mais velha.
|

Ok, lamentações feitas – desde que me mudei pra Londres acabei conhecendo muito mais sobre arte britânica e por isso me tornei uma grande fã do acervo da Tate Britain. E cabe a mim então tentar te convencer a ir lá também, certo?
O prédio da Tate Britain é lindo, foi aberto em 1897 mas desde então ganhou várias extensões – e inclusive está passando por uma reforma gigantesca que acontecerá em várias fases e deve levar 20 anos pra ficar completa. Atualmente a entrada principal, de frente pro rio, está fechada justamente devido a essa reforma.
Bom, como falei lá no começo do post, a coleção da Tate Britain é formada por 500 anos de arte britânica: pinturas, esculturas, desenhos, instalações – tem de tudo um pouco. E o mais legal é que através do acervo você acaba aprendendo um pouco mais sobre a história da Grã Bretanha também – são muitas guerras, batalhas e invasões!
Não tem como não se deparar com algum tipo de pintura que você goste: retrato? Tem John Singer Sargent. Paisagem? Tem Constable. Tem Turner e sua luz maravilhosa (aliás, tem uma galeria inteira dedicada a Turner, é de babar). Pré-Rafaelismo? Tem Millais e John William Waterhouse. Prefere arte moderna? Então você vai pirar nas obras de David Hockney e Francis Bacon. E Lucian Freud.
Além dessa coleção incrível, a Tate Britain organiza também exposições temporárias. Algumas recentes que eu visitei e amei foram a dos Pré-Rafaelitas e a Picasso & Modern British Art. Fique de olho pra saber qual exposição estará rolando!
Deu pra perceber como é bom né?




