Localizado numa região de incríveis paisagens bucólicas a cerca de 80 km ao norte de San Francisco na Califórnia, Napa Valley é um dos maiores, mais premiados e badalados pólos produtores de vinhos finos de mesa do novo mundo. Com mais de 300 vinícolas de pequeno e médio porte espalhados por suas 13 AVA’s (American Viticultural Area). A região conta com inúmeros hotéis e Bed and Breakfasts super charmosos além de restaurantes internacionalmente premiados, que combinados atraem não apenas os apreciadores de bons vinhos e boa comida, mas também muitos casais em busca de romance.


|
Reconhecidamente um destino de final de semana para a grande maioria dos moradores da região da grande San Francisco, o Napa Valley tende a ficar muito cheio nos fins de semana, especialmente durante a época da vindima que acontece de Setembro a Novembro. Apesar desta ser, geralmente, a época mais interessante para se visitar a região, procure, na medida do possível escapar dos finais de semana e dos feriados prolongados, especialmente o de Columbus Day.

A região ganhou notoriedade internacional em 1976 durante uma competição internacional de vinhos em Paris quando os vinhos das uvas cabernet sauvignon e chardonnay produzidos no Napa Valley bateram seus homólogos franceses numa das mais respeitadas competições enológicas do mundo. Desde então, a região não saiu do mapa internacional dos vinhos.

Apesar destas duas variedades de uvas serem até hoje o carro chefe dos vinhos do Napa Valley, encontramos diversas castas de uvas ganhando espaço nos últimos anos com destaque para as uvas Merlot, Zinfandel, Pinot Gris e Pinot Noir. Para quem não sabe estas duas últimas uvas, juntamente com a uva Chardonnay, são a base dos melhores champagnes franceses. Não é por acaso que algumas das maiores produtoras européias de espumantes estão presentes na região.
Para se conhecer um pouco do que o Napa Valley tem a oferecer, recomenda-se ficar de 2 a 3 dias na região. Uma sugestão é dividir o roteiro das vinícolas a serem visitadas de acordo com o tipo de uva/vinho a ser degustado. Apesar de quase todas as vinícolas na região produzirem vinhos tintos e brancos/espumantes, minha sugestão é:

No primeiro dia delicie-se nos espumantes de vinícolas internacionalmente reconhecidas como a Chandon, Mumm Napa Valley e Domaine Carneros by Taittinger. No segundo dia a pedida são os vinhos brancos de vinícolas como a Robert Mondavi, Artesa, Franciscan e Grgich Hills Estate.

Para encerrar com chave de ouro, experimente alguns dos melhores vinhos Cabernet Sauvignon e Merlot do novo mundo na Inglenook Estate, Chateau Montelena , Beaulieu Vineyards e Artesa (Merlot).
Dentre os restaurantes, a dica é experimentar o aclamado L’ Etoille na vinícola Chandon, o Culinary Institute of America, Bottega, Redd, o French Laundry e o Bouchon, estes dois últimos comandados pelo chef Thomas Keller.
O passeio pela região dos vinhos mais famosos dos EUA é certamente um programa romântico inesquecível.
Para mais informações sobre Napa Valley visite o blog Fotos & Destinos
Esta matéria foi publica originalmente na edição #2 da Revista Aprendiz de Viajante. Baixe a sua gratuitamente!
Dicas e cupons para economizar na sua viagem
Reserve o seu hotel Pesquise o seu hotel no Booking com cancelamento gratuito ou no Hotéis.com e pague em até 12x sem juros e sem IOF.
O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE ou use o Chip de viagem internacional – 5% DE DESCONTO Saia do Brasil com seu chip internacional de viagem da America Chip utilizando o código VIAJANTE
Promoção de até 25% no Seguro de Viagem – ele é obrigatório nas viagens para a Europa e mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, você pode pagar em até
Tags: entre, Espumantes, Napa, Romance, Valley, Vinhos