Os roteiros de Nova York geralmente incluem dicas de passeios pela cidade inteira. Um dos posts mais populares aqui no blog, o Roteiro de 1 dia em Nova York é exatamente assim, mostrando o que fizemos durante um dia inteiro, correndo por toda Manhattan. Mas se você tem mais tempo, pode criar seu itinerário por áreas da cidade e para facilitar, estou começando uma série de posts por região, com dicas das atrações, hotéis para se hospedar na área, restaurantes, compras e onde encontrar Wi-Fi gratuito.
Nosso primeiro post é sobre uma área em Lower Manhattan, também conhecida como Downtown ou Financial District. Comecei por aqui, porque foi exatamente nessa área que Manhattan começou a tomar forma. É onde atualmente está o centro financeiro e onde se concentra o poder na cidade e, por que não dizer, no país. Tudo o que acontece neste pedacinho afeta todo o resto do país e do mundo. Além disso, é onde se concentram vários pontos turísticos que todos precisam visitar.
|
Vamos então começar nosso passeio? Nesta primeira seção, vamos apresentar brevemente as atrações turísticas. Algumas delas têm posts específicos e bem explicativos sobre como conseguir ingressos, melhor época para visitar, preços e outros detalhes. Nestes casos, há um link para o post que abre em outra janela e pode ser explorado mais a fundo.
Atrações Turísticas
A área do Financial District tem muitas atrações interessantes e aqui estou listando apenas algumas delas:
- 9/11 Memorial e 9/11 Memorial Preview Site – O Memorial ao 11 de Setembro está ainda em caráter provisório por causa da construção dos prédios do World Trade Center, mas é uma belíssima homenagem e vale a pena a visita. Clique no título para ir ao post com mais detalhes, saber como reservar seus tickets e um pouco da história do local.
- Battery Park City – É do Battery Park que saem as barcas para a Estátua da Liberdade e Ellis Island, também tem uma vista belíssima da Estátua e muita gente se reúne, exatamente no ponto da foto abaixo, para ver o pôr do sol ou simplesmente apreciar a paisagem.
- Bowling Green Bull ou Charging Bull – O touro de bronze é um símbolo de Wall Street. A tradição aqui é passar a mão nas “partes” do touro para dar boa sorte. E por partes, entenda: os chifres, o nariz e os testículos. A dificuldade é driblar os turistas e conseguir uma partezinha na foto para você!
- Brooklyn Bridge – Cenário de filmes e um dos cartões postais de Nova York. Se não tiver disposição para ir e voltar andando pela ponte, a dica é pegar um trem até o Brooklyn (eu peguei o F) e tirar fotos de Manhattan de lá e depois voltar andando. Quer conferir como será a vista? Veja este post: O Melhor do Brooklyn é a Vista de Manhattan.
- City Hall e Jardim – Se você decidir descer a Brooklyn Bridge a pé, o City Hall ficará exatamente em frente à descida da ponte. O City Hall é a casa do prefeito de Nova York.

- Ellis Island e Estátua da Liberdade – A Estátua da Liberdade dispensa apresentações, não é mesmo? E o acesso a ela com certeza fica mais fácil quando você está em Downtown. Os ingressos podem ser comprados online e para todos os detalhes, veja esse post: Nova York: Estátua da Liberdade.

- Federal Hall – Fica em frente ao prédio da New York Stock Exchange e é o lugar onde o Presidente George Washington foi empossado como presidente dos Estados Unidos quando Nova York ainda era a capital do país. O lugar não é difícil de achar, há uma estátua gigantesca de George Washington na escadaria.

- New York Stock Exchange – A bolsa de valores de Nova York é onde o mundo das ações acontece desde 1817. Infelizmente não é possível entrar, mas é possível ver o prédio e tirar algumas fotos do lado de fora, e a cada dia há uma faixa diferente ou um evento diferente acontecendo por lá.

- Staten Island Ferry – É a balsa gratuita que passa perto da Estátua da Liberdade no caso de você não querer pagar para visitá-la. Reserve pelo menos 1:30 entre espera, viagem, ida e volta. E prepare o zoom da câmera.