Um dos maiores estados em área dos EUA (5o) e um dos menos povoados (37o), com apenas 2 milhões de pessoas em uma área maior que o estado de São Paulo, confesso que eu não ficava muito animada em visitar o Novo México. Ele está entre o Texas, onde moramos, e o Arizona, que já visitamos algumas vezes, e acabava sempre deixando uma visita para um futuro distante, sem previsão. Mês passado acabei encontrando com os blogueiros Ana e Rodrigo do 1000 dias enquanto eles passavam aqui por Austin vindos do Novo México e eles me incentivaram muito a conhecer o estado: falaram de Santa Fé, Roswell, Carlsbad Caverns e Taos, que tem a aldeia indígena habitada continuamente mais antiga do país.
Por que visitar o Novo México?
O estado tem 19 povos indígenas (vários com suas aldeias – os pueblos – em diferentes estágios de preservação) e traços de civilizações antigas (estima-se que os Anasazi tenham vivido na área das montanhas há 10 mil anos, deixando resquícios de suas aldeias e pinturas rupestres), parques nacionais diversos (Carlsbad Caverns, White Sands, Petroglyph National Monument, Bandelier National Monument, entre outros), uma cidade que é a capital mundial do balonismo (Albuquerque, que tem um festival em outubro, o Balloon Fiesta), a capital mais alta e antiga dos EUA (Santa Fé, cidade dos artistas, galerias de arte e arquitetura adobe), a cidade que teoricamente recebeu a visita de extra-terrestres e ficou famosa pela suposta “área 51” (Roswell), uma cidade onde criou-se um laboratório secreto e construiu-se a bomba atômica (Los Alamos), uma cidade que tem o pueblo mais bem preservado e antigo do país (e dizem que o mais bonito), Taos. Sem falar em áreas para esqui e esportes na neve, muitas trilhas para quem gosta de caminhadas e acampar, áreas selvagens não faltam nesse imenso estado pouco habitado.
CHIP de CELULAR com 15% de desconto
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE!
As distâncias são grandes: de Carslbad, no sul do estado, até Albuquerque, já nas montanhas ao norte, são 4 horas e meia de carro. Até Santa Fé, mais 1 hora. De Santa Fé a Taos, outra hora. De Carlsbad ao White Sands National Monument, mais 3h (não fomos porque era fora de mão no nosso roteiro, ficou para a próxima).
O clima é desértico e nas cidades de Albuquerque, Santa Fé e Taos por exemplo, é um deserto de montanha, influenciado pela altitude (as cidades estão em torno de 2 mil metros), recebendo neve durante o inverno (que é uma fonte de água importantíssima para eles). Justamente por causa do clima de deserto + altitude, faz bastante frio no outono, inverno e início da primavera, mas no verão as temperaturas são bem altas. Agora em março pegamos ainda bastante frio, com temperaturas entre 0-18 graus, a média ficou em torno de 10 graus a maior parte da viagem. Em um mês a paisagem vai estar bem diferente, já primaveril e com temperaturas mais amenas. Pelo menos o sol…
Média de temperatura em Santa Fé, do site weather.comMédia de temperatura em Albuquerque, do site weather.com
Com crianças
Estranhamente o Novo México foi o estado menos kid-friendly que a gente já visitou. Raros eram os restaurantes e estabelecimentos comerciais que tinham trocador de bebê nos banheiros, que são super comuns nos EUA. Acabávamos trocando a fralda do Eric na mala do carro mesmo. Menu infant…
O festival de balões em Albuquerque, Novo México. Foto: Ron Behrmann
É a maior cidade do estado, e onde fica o aeroporto internacional. É uma cidade bastante espalhada, tem vários museus interessantes, e é conhecida pelo balonismo. No início de outubro durante 9 dias acontece o maior festival de balões do mundo, o Balloon Fiesta, que reúne balonistas para competições diversas e vôos de lazer. Claro que a cidade fica cheia durante o festival, e a dica que recebi…
A cidade de Albuquerque tem as montanhas ao fundo, e nós subimos de bondinho até o Sandia Peak
É a pequena e artística capital do estado, a segunda mais antiga cidade americana e a capital mais alta, a 2 mil metros. São menos de 100 mil habitantes, e um sem-número de artistas que se mudaram de diversas partes dos EUA. A cidade tem uma das maiores concentrações de galerias do país, muitas de arte indígena, mas você encontra de tudo. Vários museus interessantes, muitos restaurantes ótimos, e a arquitetura no estilo pueblo revival, que foi na verdade uma invenção local, os governantes determinaram esse estilo de construção e cores – lembrando aos pueblos indígenas – para que a cidade tivesse o estilo que tem hoje. Alguns dos museus bacanas que vimos por lá foram o Museum of Indian Arts and Culture, o Museum of International Folk Art e o Georgia O’Keeffe Museum, também vai ter um post separado sobre Santa Fé, aguardem!
A arquitetura de Santa Fé, inspirada nos pueblos indígenas do Novo México
Roswell
É literalmente uma micro cidade no meio do nada, e só vale a visita se você for realmente um fã de ficção científica. Tem o International UFO Museum que conta a história de como supostamente um disco voador com 5 aliens caiu num campo perto da cidade, foi encontrado por moradores e depois o exército chegou e cercou tudo, desmentindo que qualquer coisa tivesse acontecido e negando toda a história. Muitas lojas de souvenirs vendem tudo de aliens que você pode imaginar e uma delas (a Alien Zone) tem um monte de cenários engraçadinhos pros turistas tirarem fotos. Infelizmente quando passamos em Roswell, pouco depois das 17h, estava tudo fechado e não vimos nada.
Carlsbad
É a porta de entrada para o Parque Nacional Carlsbad Caverns, que fica 30 minutos ao sul da cidade. Como a cidade está bombando por causa da exploração de petróleo, os hotéis estão absurdamente cheios e caros – um motel dois estrelas vai sair por quase 200 dólares a noite. As cavernas valem a pena: visitamos apenas a principal, Carlsbad Cavern, que tem um salão principal gigantesco (e muito bem sinalizado e organizado para visitação). São mais de 1.000m de comprimento, mais de 100m de largura e o teto super alto, chegando a mais de…