Foi inaugurada há uma semana no Greenwich Village em Nova York, O Cafe, coffee shop do chef Fernando Aciar, que serve o autêntico cafezinho brasileiro. E eu, curiosa e metida que sou, quis saber um pouco da história dele com o Brasil e de como surgiu a ideia de abrir um café brasileiro em Nova York. Ele concordou em me contar tudinho e o resultado do bate papo está aqui.
Durante essa conversa deliciosa (sim, parece clichê, mas eu fiquei literalmente de água na boca escutando as histórias) com o Chef Fernando Aciar, ele me contou que nasceu na Argentina, mas se declara de coração brasileiro e adotou o Rio como o seu lugar. Depois de uma temporada bem sucedida por restaurantes famosinhos em São Paulo, ele se encantou pelo Rio de Janeiro, onde comandou a cozinha do Gattopardo e logo depois abriu junto com uma sócia o Café du Laje, um bistrô que fica no Parque Laje e mistura arte com gastronomia. Ele conta:
|
– Além do Café no Parque Laje, eu abri também uma fábrica de biscoitos no Rio, mas há três anos atrás fui convidado para participar de um projeto em Nova York e vendi a sociedade no Café du Laje e também a fábrica de biscoitos para vir para cá. Depois desse projeto, decidi voltar para o Brasil e viajar um ano pelas fazendas de café e cacau do Brasil. Em uma dessas viagens, descobri que queria trabalhar com chocolate.

Segundo Fernando Aciar, ele fez inúmeras experiências e testou vários tipos de chocolate até descobrir a receita ideal. Ele viu em Nova York um mercado ideal para trazer as suas receitas de chocolate e combinando a sua experiência com café, nasceu O Cafe.
A loja que ocupa o lugar …