Para quem vai viajar para o Egito, um cruzeiro pelo Rio Nilo é um dos passeios mais interessantes. O ideal é planejar sua viagem para que você esteja nas cidades de onde saem os cruzeiros nos dias certos.
Os cruzeiros no Nilo saem de Aswan para Luxor em alguns dias da semana e voltam em outros dias. O nosso saiu de Aswan para Luxor na sexta-feira (cruzeiro de 3 noites) e voltaria de Luxor para Aswan na segunda-feira(cruzeiro de 4 noites). Tem quem inclusive faça ida e volta no barco. Há voos do Cairo para Aswan ou Luxor nas companhias aéreas locais.
CHIP de CELULAR com 15% de desconto
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE!
Como é o Navio desse Cruzeiro
Cheguei em Aswan logo cedo, fiz check in no Radamis II que era o barco que nos levaria até Luxor e conheci o meu guia dessa viagem, o arqueólogo Ayman El Garib, que fez toda a diferença na minha viagem com suas explicações relevantes e dicas sobre melhor horário para visitar e até lugares para fotos incríveis. Além de falar português, Ayman fala espanhol, inglês, árabe e está estudando chinês que ele praticou no barco em diversas ocasiões pois estava cheio de chineses.
Há diversas opções de barcos, dos mais simples ao mais luxuosos. O Radamis II fica num nível intermediário. O barco tem 4 andares
Fiquei numa suíte em uma das pontas do barco que garante uma visão excelente com janelão para apreciar o rio Nilo.
Era bem espaçosa para um cruzeiro e o banheiro compacto mas eficiente. A comida é de buffet, mas com gostinho caseiro e bem variada todos os dias. Tinha sempre opções de carne, frango e vegetarianos. Um buffet de saladas e outro de sobremesas. O último andar tinha um deck com bar e uma piscina pequena e é onde eu passei bastante tempo durante a navegação diurna. No primeiro dia de cruzeiros dormimos já no barco, mas ficamos ancorados em Aswan e haviam várias opções de tours pela cidade.
Outras opções de cruzeiros pelo Nilo muito bem avaliadas:
O que visitar em Aswan
O que visitar em Aswan
Fui visitar o Obelisco inacabado que é uma pedreira de granito onde um gigantesco obelisco estava sendo esculpido na época faraônica quando, por um defeito na rocha, teve que ser abandonado. Esse era para ser o maior obelisco do Egito, com quase 42 metros e peso de mais de 1 tonelada.
Na volta fiz um passeio de Faluca que é um barco à vela tradicionalmente usado nas águas do Rio Nilo.
Durante o passeio o guia contou muitas histórias, como o do imponenteHotel Old Cataract que pode ser visto do Rio, onde a Agatha Christie se hospedou e inspirou o livro “Morte no Nilo”. O hotel oferece uma suíte com o nome da autora e também de outras figuras ilustres que se hospedaram por lá como Winston Churchill. Depois do passeio tentamos fazer uma visita, mas eles estão fechados para quem não é hóspede.
Hotel Old Cataract
Ainda tinha opção do passeio ao Povoado Núbio que são originários da região de divisa entre o Egito e o Sudão e se diferenciam dos egípcios porque são negros. Esse povoado, aberto para visitação turística, mostra um pouco da vida e costumes deles. Após o desembarque, monta-se em um camelo para ir até o povoado.
aswan
O Lago Nasser é um outro passeio que se pode fazer nessa região. Este é um lago artificial que foi criado quando a barragem de Aswan foi construída.
É curioso saber que quando o lago foi criado, vários templos da região ficaram submersos e os templos que vemos foram todos desmontados através de uma ação que envolveu vários países e posteriormente refeitos em outro ponto mais alto, longe da inundação provocada, a fim de preservar o Patrimônio Histórico.
Passeio imperdível: Templo de Abu Simbel
No dia seguinte acordamos na madrugada para visitar o Templo de Abu Simbel que fica a mais de 3 horas de distância de Aswan de carro. Eu tinha as minhas dúvidas se valeria a pena, porque tivemos que acordar na madrugada, mas foi um dos templos mais impressionantes desta viagem.