A maioria dos brasileiros que já encontrei por esse mundo afora já ouviu falar em Houston e Dallas, duas das maiores cidades do Texas. Mas quase todos se supreendem ao saber que nenhuma das duas é a capital do Estado. A capital é a minha atual cidade, Austin, a ovelha negra do Texas e a queridinha do pessoal descolado nos EUA.
Mas como assim ovelha negra, você se pergunta. Além de ser a capital do Texas, Austin é uma cidade universitária, sede da Universidade do Texas, onde fica o campus que abriga 50 mil alunos em cursos de graduação e pós-graduação. É um dos maiores campus universitários do país. Essa quantidade de gente jovem vinda de todos os lugares e o professorado garantem à cidade uma forma de ver o seu estado, país e o mundo já bem diferente do resto do Texas. Austin é a cidade mais progressista do estado, vota diferente do resto das cidades texanas, foi a primeira a ter um programa de reciclagem, não permite o fumo em nenhum local público, tem um forte movimento de comércio e cultura local, chamado Keep Austin Weird (algo como Mantenha Austin Estranha). Tem uma cena artística e musical fortíssima, e atraiu um monte de empresas de tecnologia que abriram operações aqui (AMD, Apple, IBM, Dell, Facebook, Blizzard, só pra falar de algumas). O famoso mercado Whole Foods espalhado pelos EUA foi criado e tem a sua sede em Austin.
|
É a quarta cidade mais populosa do estado e a 13a nos EUA. É uma cidade que pratica esportes em massa, o ciclismo aqui é fortíssimo (o Lance Armstrong mora aqui), triatletas e eventos esportivos acontecem o ano todo. Eventos de música gigantescos como o South by Southwest e o Austin City Limits atraem legiões de bandas e fãs de música para cidade anualmente (em março e setembro respectivamente). É uma das cidades que mais cresce nos EUA (foi a terceira cidade em crescimento no país entre 2000-2006!), foi eleita ou ficou nos top 10 várias vezes de melhor cidade para morar no país, e foi a cidade número 1 a “sair da crise” de acordo com alguns relatórios internacionais. Quem gosta de Fórmula 1 vai ouvir falar mais da cidade, porque um dos grandes prêmios do circuito vai acontecer aqui. Os texanos tradicionais conservadores acham os austinites moderninhos demais, esquisitos demais, daí essa história de ovelha negra.
Clima: Pra quem se animou de fazer uma visita à capital esquisita do Texas, é bom prestar atenção no clima que vai de friozinho suportável no inverno ao quente-forno-sauna do verão. No inverno a temperatura dificilmente chega a zero, quase nunca neva (e quando neva é uma piada), e dependendo do ano você pode estar de bermuda e camiseta lá fora fazendo um churrasquinho. Mas de um modo geral faz um friozinho, temperatura entre 5-15 graus, nada assustador. Primavera e outono são as melhores épocas em termos de temperatura, o outono é melhor porque não tem as tempestades que podem ocorrer na primavera. O verão é um calorão de rachar, temperaturas diariamente acima de 38 graus. Veja o clima de Austin mês a mês no weather.com.
Localização: Austin fica na área central do Texas (“no coração do Texas” como eles gostam de dizer por aqui), de carro até Houston são 3h, até San Antonio são 1h30 e até Dallas, 3h30 de viagem.
View Cidades do Texas in a larger map
Pontos turísticos de Austin: Agora que você sabe um pouco mais sobre a cidade, você pode estar se perguntando o que tem de interessante para fazer em Austin. Vamos lá:
– o Capitólio do Texas: é mais alto do que o Capitólio Federal em Washington DC, fica em downtown na Congress Avenue. É lindo, você pode entrar, e tem jardins também muito bonitos. As crianças adoram correr no gramado por lá. Como é a sede do governo do estado, tudo quanto é manifestação ocorre no capitólio, então é comum você ver algum protesto acontecendo. A visita é grátis.
– o Zilker Park: é o maior parque de downtown, abriga o Jardim Botânico e a piscina natural Barton Springs, que é formada por uma nascente e tem a água geladíssima. Tem um bom playground para as crianças com um passeio de trenzinho pago à parte. Muitos festivais acontecem no Zilker, como o de pipas e o Austin City Limits, festival de música que atrai 70 mil pessoas por dia em setembro. Você pode também alugar canoas e caiaques pra passear no rio Colorado que corta o centro da cidade. A visita ao parque é grátis, mas o Jardim Botânico e Barton Springs são pagos à parte, e o estacionamento é pago (mas baratinho).
– Hike and Bike Trail: é uma trilha para caminhada e bicicletas à beira do rio Colorado. É uma trilha bem bonita, bastante arborizada, com belas vistas do skyline da cidade. Ótimo lugar pra um passeio! Grátis.
– 6 Street: a rua mais badalada de Austin, onde ficam os bares de música ao vivo que tem shows todas as noites, de tudo quanto é tipo de música. Gente de todas as idades passa a noite de bar em bar bebendo e ouvindo as bandas tentando sua sorte. Cada bar determina seu preço, alguns cobram entrada, outros não. Duas vezes por ano a rua é fechada para o Pecan Street Festival, com muitas barraquinhas de comida, shows de música ao vivo, e artesanato local. Fica lotado.
– Morcegos de Austin: uma cidade com fama de esquisita tinha que ter uma atração estranha, certo? Uma colônia de mais de um milhão e meio de morcegos vive embaixo da Congress Bridge, que é a ponte que liga a Congress Ave de norte a sul. Todos os dias de abril a outubro (com o pico no mês de agosto) os morcegos saem para se alimentar ao anoitecer, e essa revoada é uma verdadeira nuvem de morcegos. Você pode apreciar a saída dos morcegos de cima da ponte, das margens do rio, de um Bat Cruise (cruzeiro no Lady Bird Lake pra ver os morcegos!) e de alguns restaurantes ali perto (mas o melhor lugar é o gramado chamado “observatório”, na margem sul). Nem sempre os morcegos saem, nós tivemos que ir quatro vezes pra finalmente conseguir vê-los (mas conheço gente que viu de primeira). Você pode ligar para a Bat Hotline pra saber as previsões de horário 512-416-5700 ext. 3636 (viu como o negócio é organizado!). Grátis, a não ser que você decida ir no passeio de barco.
– SoCo: abreviação de South Congress, é uma área ao sul do rio Colorado ao redor da rua de mesmo nome que foi recentemente revitalizada e virou point, com muitas lojinhas cool e bons restaurantes. Os hotéis pequenininhos e charmosos agora são disputadíssimos. Grátis.
– campus da Universidade do Texas: no coração da cidade, norte do Capitólio, você pode passear por um dos maiores campus universitários dos EUA, e ver a torre principal iluminada com luz laranja, a cor da universidade, em dias de jogo do time de futebol americano da universidade, os Longhorns. Grátis. Eu ainda não consegui ir a um jogo dos Longhorns, os ingressos são disputadíssimos.