Quer saber o que fazer, onde ficar e onde comer em Berlim? Aqui neste post eu mostro um pouco da minha primeira visita à cidade.
Berlim pra mim sempre pareceu uma realidade tão distante, que ficou parecendo uma daquelas cidades que só existem nos livros.Eu tinha pouco mais de 16 anos, estava terminando o 2º grau(sim, eu sou da época que era chamado o segundo grau) quando o muro de Berlim caiu. Devo ter visto no Jornal Nacional, não lembro exatamente onde estava e a imagem que tenho na minha cabeça é aquela repetida mil vezes nos anos subsequentes… jovens depredando e dançando em cima do muro.
|
Em um passado mais recente, Berlim começou a se apresentar repetidamente na minha vida. Na época da Copa do Mundo na Alemanha, a cidade que eu via na TV não condizia com a cidade que eu tinha conhecido nos livros. No último ano talvez o maior culpado da minha vontade de ver a cidade seja o Oscar que tem o blog MauOscar.com. Ele que morou e estudou na Alemanha, fez uma apresentação no #chatdeviagem que mostrou pra mim uma Berlim fascinante. Quando descobri que a maior feira de turismo do mundo acontecia por lá, ela entrou na lista dos destinos possíveis a curto prazo. Eis que ela finalmente virou realidade.

A cidade é encantadora como eu achei que ia ser, mas não é fácil falar dela. Tudo lá é muito intenso e diferente. A começar pelo slogan “Berlim é pobre, mas é sexy” que está em toda parte. A frase, dita pelo prefeito da cidade há alguns anos atrás virou quase um mantra e é adotado sem preconceitos. As meninas descoladas, com seus casacos de pele e roupas da moda, usam as bolsinhas de pano reusáveis com o slogan. Há muito pra se falar de Berlim, mas pra começar, vou fazer aqui um resumão dos meus seis dias por lá com links para os posts que já saíram.
Quando Ir a Berlim
Berlim é uma cidade que pode ser visitada o ano inteiro. Eu fui em Março, no fim de Inverno, na semana da ITB Berlim. Verifique esta semana no calendário para fugir dela, porque os hotéis ficam lotados e preços caríssimos. A temperatura estava ótima, na casa dos 13 a 16 graus. Nos 6 dias que fiquei lá fez sol, choveu, e ficou nublado, mas estava muito tranquilo de andar pelas ruas. Não passei frio nenhum dia, teve dias que saí com um casaquinho bem leve.
Quanto tempo Ficar em Berlim
Nessa viagem eu fiquei 6 dias na cidade (três estava na feira de turismo ITB, então nestes três dias não foram dias inteiros fazendo turismo e três inteiros só fazendo turismo). Mas já voltei a Berlim outras vezes e sempre tem bastante coisa para fazer. 3 dias é o mínimo, mas recomendo de 5 a 7 dias para aproveitar bem.
Como chegar a Berlim
Berlim é muito bem conectada por voos de outras cidades da Europa. Do Brasil, a Lufthansa faz escala em Munique ou Frankfurt . A Air France em Paris, a KLM em Amsterdam, a Alitália em Roma ou Milão e por aí vai. Eu voei de Air Canada para Bruxelas e de Easy Jet de Bruxelas para Berlim, a empresa “low cost” que nem foi tão barata assim. Tinha esquecido do detalhe que só podia uma mala de mão, sem nenhuma outra bolsa adicional e queriam cobrar pela minha bolsa de mão, 50 doláres no embarque, porque minha bolsa de mão não cabia na mala. Na volta, comprei a 2a bagagem online, 11 euros. Então fiquem atentos a esses detalhes para voos internos. A cidade é conectada também por trens de outras cidades na Alemanha. Há quem vá de carro, para explorar também outros lugares, incluindo a Rota Romântica.

Como se locomover por Berlim:
Berlim é uma cidade muito fácil de se locomover. Há trens, metrôs e ônibus em abundância. Escrevi um post específico: Use e abuse do transporte coletivo e táxis quando necessários são bem baratos.

Onde ficar em Berlim
Nessa viagem, por conta da feira e da cidade estar lotada e com preços muito altos de hotel, eu fiquei uma noite no albergue The Circus , 3 dias no hotel Pestana no Tiergarten (Veja aqui o post com review do hotel Pestana) 2 no albergue East Seven num quarto privado. Gostei muito do The Circus, super organizado, bem localizado, muito limpo e tem elevadores. Para conseguir reservas em quarto privado é preciso meses de antecedência. Há também a opção do hotel The Circus, que na semana que eu queria não tinha vagas. Os dois ficam na Rosenthaler Platz, do ladinho do metrô.
O Hotel Pestana eu adorei, consegui por um preço maravilhoso (US$65.00) e fiz um post bem detalhado sobre ele. O East Seven, que eu acabei ficando nos últimos dois dias porque vários blogueiros estavam lá, tinha quarto privado, com WiFi. Paguei US$46.00 no quarto privado e ele também fica muito bem localizado, perto do Metrô Senefelder Platz. Só não gostei porque não tinha elevador e subir escadas com mala é um saco. Mas fora isso, bem limpinho, simples, mas organizado. Foi super conveniente nos dois últimos dias pra sair com a turma toda.
Reserve seu hotel em Berlim no Booking.com

O que fazer em Berlim
O que não falta em Berlim são atrações, para todas as idades e gostos. Gosta de museus, aqui tem! História, também. Está com crianças? Tem muito o que fazer. Mas uma coisa temos que concordar… tem cartões postais imperdíveis para todas as idades na cidade. Aqui estão 10 dos principais pontos turísticos que visitei durante os 6 dias que estive na cidade:
Muro de Berlim
Provavelmente o ponto turístico mais conhecido de Berlim, o Muro de Berlim pode ser visto em quatro lugares diferentes em Berlim. O mais conhecido é o que fica na East Side Gallery, mas neste post especial sobre o Muro de Berlim, conto quais são os outros lugares para ver o muro.
O Sony Center na Potsdamer Platz
Esse lugar é incrível e com seu teto futurista e multi colorido é um complexo de restaurantes e entretenimento que vale a visita e ver a diferença entre o antigo e o novo na cidade.