O que fazer em Dallas, Texas

July 31, 2024

Atualizado em junho de 2016: Finalmente visitamos Dallas, a terceira maior cidade do Texas e parte do Metroplex, que é a maior área metropolitana do Sul dos EUA (e a quarta maior do país). De Austin a Dallas são 3h30 de carro, de Dallas a Houston são 4h e de Dallas a San Antonio são quase 5h. O aeroporto internacional de Dallas-Fort Worth (DFW), hub da American Airlines, é um dos maiores e mais ativos não só dos EUA como do mundo.


View Cidades do Texas in a larger map

CHIP de CELULAR com 15% de desconto

Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE!

É a cidade do Dallas Cowboys, um dos times de futebol americano mais famosos do país (apesar que o novo estádio do time fica na cidade vizinha de Arlington); é a cidade onde John F. Kennedy foi assassinado, quando passava por Dealey Plaza, que gerou inúmeras teorias da conspiração e até hoje a maioria dos americanos não acredita na versão oficial da história. Tem um distrito para as Artes, o Arts District, com prédios de arquitetura significativa, museus, teatros. É uma cidade grande, com um centro (downtown) de prédios altos, mas assim como a grande maioria das cidades americanas, cercada por bairros residenciais de casas. Nos finais de semana e feriados o centro fica vazio, a vida foge para os subúrbios.

Clima: Dallas tem um dos verões mais quentes dos EUA, com temperaturas na faixa dos 40 graus e sensação térmica mais alta ainda. Nos 3 dias que ficamos lá agora no início de setembro, pegamos 40 graus todos os dias (nem sei qual era a sensação térmica, mas devia estar mais que isso), um sol de rachar. Os meses mais chuvosos são maio, junho e outubro, e o inverno não é muito frio, geralmente com temperaturas durante o dia na faixa de 15 graus – mas acontece da temperatura baixar bastante e nevar na cidade, mesmo que só um pouquinho, uma vez por ano. Quem vai no inverno tem que estar preparado pra tudo! Veja o clima de Dallas mês a mês no weather.com.

Clima em Dallas, gráfico do site weather.com
Clima em Dallas, gráfico do site weather.com

Se você vai a Dallas e está se perguntando o que tem de interessante para fazer na cidade, aqui vai uma lista de atrações, algumas delas visitamos nessa viagem e outras ficaram para as próximas (pretendemos voltar no inverno, em janeiro ou fevereiro de 2013):

Dallas Arts District: é uma parte de downtown que concentra museus e espaços para apresentações artísticas, e prédios significativos – pela sua história ou arquitetura. Você pode conhecer a área a pé por conta própria gratuitamente, ou reservar um tour. Nós fomos animadinhos pra andar a pé por nossa conta, mas com o sol e calor de 40 graus, derretemos e desistimos. Fica pro inverno.

Placa do Dallas Art District que informa os prédios importantes nos arredores. Essa casa é a histórica Belo Mansion

Dallas Museum of Art: o museu de arte da cidade fica no Arts District, não é gigantesco mas tem uma bela coleção, de arte Americana à Asiática passando por quadros Impressionistas e de outros Modernistas. Alguns artistas importantes que fazem parte da coleção: Monet, Degas, Renoir, Pissarro, Redon, Gauguin, Mondrian, Kandinsky, Braque, só pra citar alguns. O prédio é moderno e minimalista, e tem um jardim de esculturas que não é lá essas coisas.

O Dallas Museum of Art

Nasher Sculpture Center: também no Arts District, é um jardim de esculturas modernas e contemporâneas. São mais de 300 esculturas de artistas renomados como Rodin, Matisse, Miró e Picasso, só pra citar os mais famosos. Nós visitamos em um dia super quente em junho, mas até que o jardim é bem arborizado e a parte interna tem ar condicionado, então deu pra refrescar. O que foi chato é que estavam arrumando o jardim pra um casamento, então tinha um monte de tralha na frente das esculturas, uma pena. Mas é bem bonito e vale a visita.

Nasher Sculpture Center
Nasher Sculpture Center

McKinney Avenue Trolley & Uptown: o trolley é um bondinho, gratuito, que vai de downtown até uptown. São 4 bondes preservados (mas que tem ar-condicionado, ufa!) que circulam todos os dias, quase que o dia inteiro (nos finais de semana começam a circular mais tarde e também terminam mais tarde, veja o horário no site oficial). Uptown, principalmente a McKinney Ave, que é a avenida principal, tem muitos restaurantes e vida noturna. A minha ideia era pegar o bondinho até um trecho da McKinney e andar a pé por uptown, mas desistimos por causa do calor, preferimos ficar no ar-condicionado do bonde até voltarmos ao ponto de partida.

O bondinho da M-line, que liga downtown e uptown

Dealey Plaza: é a praça onde o presidente John F. Kennedy foi assassinado em 1963, quando passava em um carro aberto pelo local. Sempre tem um grupo de pessoas tirando foto na rua ou na grama ao redor do “x” marcado no chão. Eu não assisti ao filme JFK e não sei maiores detalhes do assassinato, tinha um guia turístico lá que quis puxar papo e começou a falar um monte de termos da investigação…falei que só sabia que o presidente tinha sido assassinado ali, mas tenho que ver o filme pra entender melhor o que atrai o interesse de tanta gente.

Dealey Plaza e a Reunion Tower ao fundo

The Sixth Floor Museum: é o museu no sexto andar do antigo prédio-depósito de livros em frente a Dealey Plaza, de onde o atirador Lee Harvey Oswald disparou contra o presidente Kennedy. Tudo sobre o assassinato de JFK está neste local. Nós não visitamos, porque fiquei na dúvida se seria apropriado para as crianças. Quando eu puder ir sozinha, dou uma passada lá pra ver como é.

O Sixth Floor Museum, de onde o atirador disparou contra o presidente Kennedy

West End Historic District: é um distrito cheio de prédios antigos preservados; Dealey Plaza e o Sixth Floor Museum fazem parte do West End. Lojinhas vendendo coisas western, restaurantes, o prédio Old Red Courthouse que parece um castelo e é o centro de visitantes e Museu Histórico e Cultural de Dallas. Passamos rapidamente, indo para De

Tags: , ,