Londres é uma cidade inesgotável no verão – e se é um verão “de verdade” , com temperaturas passando dos 25 graus, a atmosfera da cidade muda completamente. Todo mundo fica na rua até tarde, aproveitando o sol até não poder mais. É tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo que fica até difícil acompanhar, e muitas vezes já me peguei sentindo culpada por querer ficar em casa sem fazer nada em pleno sábado.
Fiz essa listinha com algumas ideias do que fazer por aqui – tentei incluir programas bem diferentes, de coisas mais turísticas a outras mais “locais”. Enfim, pra agradar todo mundo!
|
Hiking nos arredores da cidade
Não é preciso viajar por horas para ter um gostinho do campo e explorar o “countryside” inglês. Existem centenas de trilhas para hiking super bem demarcadas, basta escolher uma, comprar as passagens de trem e usar o equipamento apropriado. Você só precisa estar disposto a caminhar! Eu expliquei direitinho nesse post aqui onde você pode ver as opções de hiking. E nesse post aqui eu ensino como comprar as passagens de trem.
Picnic no parque
Acho que de todas as atividades de verão, essa é a mais popular entre os londrinos. O povo aqui manja muuuuito de picnic. Se você acha que brasileiro é farofeiro e porque nunca viu a farofa britânica – muito profissa! Basta o sol dar as caras e a temperatura passar da casa dos 18 graus que em qualquer parque, por menor que seja, você vai alguém com uma toalha estendida, sanduiches, frutas, bebidas, doces e tudo mais. Mas quem não tem muita paciência pode fazer um picnic mais modesto, é só comprar uns sanduíches em qualquer mercado e sentar direto na grama!
Tomar uma Pimm’s (de preferência em um pub na beira do rio)
Quem me segue no instagram/twitter ou acompanha meu blog pessoal sabe que minha birita favorita é a Pimm’s – uma bebida a base de gin que é servida misturada com “lemonade” (pode ser Schwepps Citrus ou Sprite) e com várias frutinhas, como laranja, morango, maçã e framboesa. Uma folhinha de menta é fundamental, assim como algumas rodelas de pepino e muito gelo. Você pode pedir um copo ou então uma jarra, só depende da sede! O interessante é que a Pimm’s só é vendida nos pubs durante a primavera/verão – há outras versões de Pimm’s (essa do verão é a número 1), mas nenhuma tão popular como essa!

Passeio de barco
O Rio Tâmisa pra mim é o coração de Londres – e tão essencial para seu funcionamento que fica difícil pensar como seria a vida aqui caso ele não fosse aproveitado como é. Eu adoro usar o Thames Clippers – que é tipo um “river bus” que cruza o rio passando por vários pontos turísticos como a London Eye e a Tower Bridge. Existem outras empresas que oferecem passeio de barco (como a City Cruises), que até fazem um passeio mais voltado para visitantes, com parte de cima do barco aberta e tudo mais. Todos eles operam o ano inteiro, mas durante o verão e muito mais bacana fazer o passeio de barco – seja no Thames Clippers ou nos outros.

Piscinas públicas
Eu já escrevi um post apenas sobre isso, veja aqui! Existem dezenas de piscinas públicas, e na maioria todo mundo é bem vindo. Não precisa ser morador do bairro, basta chegar, pagar a taxa e aproveitar! Algumas são a céu aberto, como a Brockwell Lido, e outras são climatizadas, como a Ironmonger Row Baths (que passou por uma mega reforma e está tinindo de nova). Além das piscinas, alguns lagos também são liberados para nado, como o Serpentine em pleno Hyde Park/Kensington Gerdens. Clique aqui para ver uma lista das melhores piscinas de Londres.
Shows e festivais
É muito provável que seu artista preferido passe por Londres (ou proximidades) durante o verão. Mas tem que ficar de olho meses antes, já em outubro/novembro começam a aparecer anúncios dos shows que vão acontecer a partir de maio do ano seguinte, é uma loucura. Meu conselho é ficar de olho no site do artista ou então fuçar constantemente no TicketMaster e sites especializados em eventos em Londres, como TimeOut e Londonist. Muitos desses shows fazem parte de festivais – tudo bem que os festivais londrinos não são tão famosos ou grandiosos como Glastonbury e Reading, mas rola muita coisa boa aqui. Esse ano por exemplo tivemos Rolling Stones! Tem também os festivais além música, focados em outros assunto, como apresentações de comediantes e eventos culturais. Isso sem contar os festivais de comida.

Londres do alto
Uma coisa que é bacana de ser feita em qualquer época do ano, mas durante o verão é simplesmente imperdível: escolher uma das várias opções para ver Londres do alto. É muito provável que você veja um por do sol sensacional, então não pense duas vezes e escolha entre o The Shard, bondinho ou tantos outros lugares espalhados pela cidade.
