Todos os sites e guias que eu consultei sobre o Novo México procurando o que fazer em Santa Fé eram só elogios listando as muitas atrações artísticas e culturais da pequena cidade (apenas 68 mil habitantes).
Santa Fé é a mais alta capital americana, com quase 2 mil metros de altitude, as montanhas a seu redor tem picos cobertos de neve. Mesmo com a neve a paisagem é muito seca, não faz mais parte do deserto (como Albuquerque) e sim das Montanhas Rochosas, mas a cidade recebe pouquíssima chuva e água foi sempre um problema, com poucos rios e chuvas. Tem em torno de 300 dias de sol por ano (!). Santa Fé teve influência indígena, espanhola, mexicana e americana, sua arquitetura foi definida há mais de um século para preservar o estilo dos pueblos, que eram as construções de barro dos povos indígenas da região e a expansão e crescimento urbanos limitados por um plano urbanístico pioneiro.
|

Mas o que fazer em Santa Fé, você se pergunta? É uma cidade para quem aprecia as artes, famosa pela sua enorme comunidade artística, …ações de dança, teatro, culinária e cinema.
Bandelier National Monument: este parque nacional fica aproximadamente 1h oeste de Santa Fé, passando pela cidade de Los Alamos, em um cânion. Nesta área viveram os Anasazi, que são o povo ancestral que deu origem aos povos indígenas da região, que ocupavam as cavernas e depois começaram a construir seus pueblos. Você pode ver as ruínas do pueblo e as cavernas onde eles viveram há 10 mil anos. São muitas trilhas dentro deste parque, mas como estávamos com as crianças, escolhemos fazer apenas a trilha principal (mais fácil e mais curta) que passa pelas cavernas e oferece a oportunidade pra você entrar em algumas delas. Adoramos o passeio, além do lugar ser muito bonito foi uma experiência muito interessante ver e entrar nas cavernas, a Julia adorou.
