Águeda em Portugal entrou no mapa do mundo turístico graças a uma instalação de arte que começou em 2011. Certamente você já viu fotos dos guarda-chuvas coloridos em algum lugar do mundo, ou no Instagram. Saiba que tudo começou com a instalação “Umbrella Sky Project” que faz parte do AgitÁgueda e retorna todo verão para alegrar a vida dos moradores e turistas de Águeda, além de ter enfeitado várias cidades pelo mundo. Então, quando você vir os guarda-chuvas coloridos em algum lugar do mundo, lembre-se dessa pequena cidade de Portugal onde tudo começou!
Estive em Águeda durante minha viagem para Portugal (escrevendo este post de Coimbra no dia seguinte) e postei as fotos fofas no meu Instagram. Recebi tantas perguntas na mensagem direta que decidi fazer este post para responder a todas aqui e evitar repetições.
|
Como chegar em Águeda, Portugal
Se estiver visitando Portugal de carro, Águeda fica antes de Aveiro se estiver subindo por Lisboa ou depois de Aveiro se estiver descendo do Porto. Se estiver de trem, você pode pegar um comboio (que é como chamam o trem em Portugal) para Aveiro e de lá para Águeda é só meia hora. A passagem de Aveiro para Águeda custa 4,30 Euros ida e volta.
Onde fica a instalação de guarda-chuvas em Águeda?
Ao chegar em Águeda, basta seguir em direção ao centro da cidade e, se preferir usar o GPS, a rua principal dos guarda-chuvas é a Luís de Camões, mas as ruas adjacentes também têm instalações semelhantes.
Os guarda-chuvas ficam em Águeda o ano inteiro?
Infelizmente não! Eles ficam expostos apenas durante o verão, geralmente sendo colocados em julho, no início do festival de arte AgitÁgueda, e permanecem até o final de setembro. Se visitar muito no começo de julho ou no final de setembro, é bom sempre verificar, pois eles sempre informam quando são instalados e removidos, para evitar frustrações. No entanto, se visitar no final do ano, a cidade fica toda iluminada e bonita.
Quais outras instalações estão em Águeda, além dos guarda-chuvas?
No caminho da estação de trem até a Rua Luís de Camões, encontrei várias instalações diferentes, como essa das bolinhas que eu amei!
Nas ruas paralelas à Luís de Camões, há mais guarda-chuvas, mas desta vez sem o tapete verde no chão.
Nas ruas perpendiculares, encontram-se guarda-chuvas transparentes com pinturas coloridas.
Nessa mesma rua, em um canto, estão os guarda-chuvas brancos E é claro