Depois do dia bem corrido e cansativo em Lima, o primeiro da viagem, partimos no segundo dia, as 7 da manhã rumo a Paracas, cidade litorânea que é um importante destino turístico na costa sul do Peru, distante 4 horas de Lima.
A cidade, que faz parte da Península de Paracas, é um balneário de verão para as famílias de Lima, que lotam seus hotéis, resorts e condomínios principalmente nos finais de semana de calor. Fiquei hospedado no Aranwa Paracas Resort & Spa, considerado uma das melhores opções de hospedagem da região.
|
Outra característica de Paracas é a riqueza de sua vida marinha, preservada pela Reserva Nacional de Paracas, devido principalmente à abundância de plâncton, servindo de alimento para crustáceos, moluscos e peixes, que por sua vez alimentam muitas espécies de aves, pinguins e até lobos marinhos.
Almoço no hotel e visita à vila de Paracas
Chegamos no hotel para o almoço e ficamos com a tarde livre até as 17h, horário marcado para o próximo compromisso, um passeio de buggy e sandboard pelas dunas do deserto de Paracas.

De entrada, pedi um creme de batata doce, uma variedade que não existe no Brasil, que de tão laranja, mais parece uma cenoura. Para o prato principal, arroz de trigo e filé de peixe ao molho de alcaparras. Para finalizar, sorvete de quinoa com calda de chocolate. Tudo sensacional.

Satisfeito e ainda com tempo livre antes do passeio de buggy, peguei a câmera e sai para andar na praia de Paracas, até chegar na região mais turística, onde estão os bares e restaurantes.

A praia, tenho que admitir, não é das mais bonitas e fiquei decepcionado ao caminhar pelo calçadão. Apesar disso, existem muitos barzinhos bem simpáticos, que certamente promovem mais agito na alta temporada.
Buggy no Deserto de Paracas
Fiquei bem animado com a ideia de um passeio de buggy nas areias do deserto, mas não imaginei que seria tanta diversão. O Adrenarena Park, distante 20km de Paracas, é um parque composto por dunas onde guias especializados dirigem seus buggys para divertir os turistas.

Óculos de proteção e cinto de segurança são obrigatórios, além de um buggy em formato de gaiola para garantir que nenhum acidente aconteça.

Após cerca de 30 minutos rodando, subindo e descendo rampas, paramos no alto de uma das dunas para curtir o pôr-do-sol e praticar sandboard, um espécie de surf na areia.

Confesso que já estava extasiado com o cenário, brincando nas dunas e tirando fotos do entardecer. Para finalizar a tarde, mas ainda não o dia, a lua quase cheia apareceu no horizonte para iluminar ainda mais o passeio.
Entramos novamente nos buggys e seguimos para mais alguns minutos de passeio, antes de mais uma surpresa chegar.
Jantar tipo piquenique no deserto
