Parque Aparados da Serra: Cânion Itaimbezinho

July 15, 2024

A viagem ao Brasil em agosto foi super proveitosa: passei uns dias viajando com os meus pais pelo sul e além de rever boa parte da família que eu não via há uns 4 anos, conseguimos fazer turismo e eu finalmente conheci o famoso Cânion Itaimbezinho, que fica no Parque Aparados da Serra. Meus pais e minha irmã já conheciam, e eu sempre tive vontade de ir, então resolvemos esticar a visita familiar no sul de Santa Catarina até lá e encarar alguns quilômetros de estrada de terra/pedras.

Saímos de manhã de Lauro Muller (cidade onde minha vó mora e onde tínhamos passado a noite), fomos pela BR101 (descendo, sentido Porto Alegre) e pegamos a saída para a cidade de Praia Grande (que não é praia!!!), que dá na SC450. A partir daí você começa a ver várias placas para a “Cidade dos Cânions”, como ela é conhecida. Muita gente faz o passeio dos cânions a partir de Praia Grande (inclusive, existe um passeio sensacional por dentro do Cânion Itaimbezinho – trilha do Rio do Boi- que sai de lá), mas nós passamos a cidade e fomos em direção a serra, seguindo as placas para o Parque Aparados da Serra.

CHIP de CELULAR com 15% de desconto



Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE!

A subida da serra é demorada porque grande parte da estrada é de terra e pedregulhos. Não tem jeito, tem que ir devagar e tomar bastante cuidado. O legal é que a paisagem vai ficando mais e mais bonita, e como tinha pouco movimento conseguimos parar várias vezes pra apreciar a vista. Não muita innfra estrutura no caminho, então quando vimos uma lanchonete fizemos um pit stop para um misto quente e café – uma pequena tradição de família quando viajamos juntos de carro.

canion itaimbezinho
Paradinha básica por misto quente e café, a caminho do Parque Aparados da Serra

 

canion itaimbezinho
A estrada é chatinha, muitas curvas, terra e pedras

Seguimos serra acima e depois de muita terra e muita pedra finalmente chegamos na entrada do Paque Aparados da Serra. Ali na portaria você já paga o ingresso (R$6,00 por pessoa e R$5,oo por automóvel) e então é preciso seguir mais um pouco até chegar ao estacionamento e a entrada oficial para as trilhas do Itaimbezinho.

canion itaimbezinho

canion itaimbezinho

canion itaimbezinho
Entrada oficial do Parque Aparados da Serra, onde você paga os ingressos. Tem que seguir mais um pouco de carro até a outra recepção, onde você terá acesso a informações sobre as trilhas e poderá usar o banheiro

Chegando lá você vai ver uma casa, que é a “recepção” do cânion, onde você pode perguntar sobre as trilhas e tirar qualquer outra dúvida. Também é bom usar o banheiro antes de começar a caminhada e abastecer a garrafa de água (atenção, não tem lanchonete ali, é preciso levar comida caso você queira parar para um pic nic). A menina que estava lá no dia que fomos era super simpática, moradora de uma cidade vizinha que foi super prestativa quando perguntamos algumas coisas sobre a fauna e a flora da região.

canion itaimbezinho
Começando a Trilha do Cotovelo

 

canion itaimbezinho

canion itaimbezinho

canion itaimbezinho
Trilha do Cotovelo

 

canion itaimbezinho
As araucárias na Trilha do Cotovelo

Começamos pela trilha mais comprida (6km ida e volta), chamada Trilha do Cotovelo. É um caminho fácil, basta seguir em frente e ter um pouco de paciência porque a impressão que tive é que não chegava nunca! Mas aí, de repente, você é recompensado:

canion itaimbezinho
Cânion Itaimbezinho

 

Cânion Itaimbezinho
Cânion Itaimbezinho

 

A partir daí você pode caminhar na beira do cânion e ver a paisagem sob diferentes perspectivas – nunca é demais falar pra ter cuidado né? A atendente nos falou que muita gente ignora as placas de “não ultrapassar

Tags: , , , ,