Com as temperaturas altas na Inglaterra nesses últimos dias, decidimos ir para Eastbourne no sábado, pra passar o dia perto do mar. A ideia porém não era ficar na praia e entrar na água, mas sim conhecer um pouco a cidade e principalmente a parte de Beachy Head.
Eastbourne fica no condado de East Sussex, e a viagem de trem pra lá levou pouco menos de 2 horas (a volta foi mais rápida, 1 hora e meia) a partir da estação de Victoria. Conseguimos passagens com preço ótimo: ida e volta por £15,40 para duas pessoas. Pelo que entendi, o valor da passagem pra lá já não é caro, mas comprando para 4 pessoas (fomos com a Marina e o Rodrigo) ainda consegui um descontinho. Como sempre faço, fechei tudo pelo site thetrainline.com.
|
Chegamos lá pouco depois da 11 e caminhamos até a praia (10 minutos de caminhada da estação), não tem erro. Em Eastbourne, assim como em várias outras cidades costeiras da Inglaterra, a praia é de pedras – pode parecer um pouco estranho a princípio mas não é ruim não. Ficamos lá sentados um bom tempo, só olhando pro mar (e os meninos jogando pedrinhas na água, como não poderia deixar de ser). Já estava bem quente a essa hora, o sol estava queimando mesmo.
A praia estava bem movimentada, assim como o “calçadão”: acho que todo mundo resolveu sair de casa e aproveitar o verão que finalmente deu as caras por aqui. Achei os prédios e casarões da avenida “beira mar” bem bonitos e conservados, mas realmente não deu pra ver muito. Queríamos mesmo é caminhar até os penhascos de cal em Beachy Head.
Tínhamos concordado em ir caminhando, mas passando uns 20 minutos de caminhada estávamos todos derretendo de calor (fora que ficamos preocupados com o tempo, já que nosso trem de volta a Londres era às 5 da tarde). Sorte que Eastbourne tem aquele serviço de ônibus “hop on/hop off”, que acabou caindo como uma luva pra nós. Esperamos um pouco no primeiro ponto que vimos e embarcamos (custa £7,50 por pessoa).


Em menos de 10 minutos (e um pouco refrescados devido ao vento lá na parte de cima do ônibus), chegamos em Beachy Head. Minha nossa, que vista linda! Mal dava pra acreditar naquela cor da água, e a combinação com os penhascos de cal é uma coisa linda. Não dava vontade de ir embora!
Tiramos um monte de fotos (postei algumas no meu instagram, inclusive um videozinho), e andamos um pouco por ali – mas a área é bem grande e poderíamos ter ficado por horas a fio. Só que a fome falou mais alto então lá fomos nós pro ponto do hop on/hop off novamente para seguir em frente até a parada de East Dean, um vilarejo a alguns quilômetros dali. Uns amigos que já tinham ido pra lá nos recomendaram o pub desse vilarejo, que se chama Tiger Inn.