Este é o primeiro post da série que vou escrever sobre o Japão. Nós visitamos esse país fantástico duas vezes: a primeira vez em 2006, na primavera, época das cerejeiras em flor, só eu e o marido, visitando várias cidades de trem; e a segunda vez agora em julho de 2012, em pleno verão, com duas crianças pequenas, ficando somente em Tóquio. Foram duas viagens completamente diferentes, mas voltei de ambas apaixonada por esse país. Então se você tem vontade de conhecer a terra do Sol Nascente, vamos começar pelo princípio: nesse primeiro post, o que você precisa saber se está planejando uma viagem para o Japão; principalmente se vai ao Japão com crianças!
Planejamento
Fiz a maior parte do meu planejamento usando os sites Viaje na Viagem com dicas da viagem que o Ricardo Freire ao Japão (na época ele me deu um roteirinho que usei de base perfeito, tem que procurar no meio dessa página), o site Japan Guide que é a fonte principal de informações sobre o Japão na internet, o Guia Visual da DK: Japan, e o Japanese Guesthouses, que é um site de reservas de ryokan, um tipo de pousada japonesa.
|
Vistos e documentos
Brasileiros precisam de visto para ir ao Japão. Não é difícil conseguir o visto, só é chato como todo processo burocrático. Tem que juntar um monte de documentos pra levar no consulado, com o formulário, mas a chatice para por aí (se você já fez visto pros EUA, o visto pro Japão vai ser moleza). Na minha viagem de 2006 eu precisei fazer o visto, morava em Seattle e fui no consulado do Japão de lá, levou uma semana pra ficar pronto. Na segunda vez em julho passado não precisei fazer porque entrei com passaporte americano. A chegada no aeroporto de Narita foi super tranquila ambas as vezes, nenhum estresse com…