Já foram escritos mais de 30 posts sobre o Texas aqui no Aprendiz de Viajante, mas senti a necessidade de criar um post mostrando o estado do Texas como um todo e localizando as cidades e regiões de interesse. Então, se você está planejando uma viagem para o Texas, está no lugar certo para começar!
O Texas é o segundo maior estado americano, com quase 700 mil km², perdendo apenas para o Alasca. Também é o segundo mais populoso, com mais de 26 milhões de habitantes, sendo superado apenas pela Califórnia. Conhecido como o estado da estrela solitária (sua bandeira possui uma única estrela), o Texas é famoso por seu imaginário de cowboys e vastas planícies. Já foi uma República por 9 anos, separando-se do México antes de entrar para os Estados Unidos em 1845, tornando-se o 28º estado do país. A economia, que anteriormente dependia da pecuária, atualmente é impulsionada por setores como tecnologia, petróleo, pesquisa biomédica e aeroespacial, concentrando-se nas grandes cidades texanas: Dallas, Houston, Austin (a capital) e San Antonio. Nas áreas rurais e nas cidades pequenas, a pecuária, a produção de algodão e as atividades de extração de petróleo ainda são observadas. É importante ressaltar que, na vida cotidiana, as pessoas não usam botas e chapéus de cowboy, a não ser em áreas rurais. Nas grandes cidades, raramente se vê alguém vestindo esse traje, o que costuma chamar a atenção dos moradores.
|

Você pode conferir as principais cidades do Texas e outras que mencionarei adiante no mapa:
Veja Cidades do Texas em um mapa maior
Regiões do Texas: o departamento de Turismo do Texas dividiu o estado em 7 regiões distintas, que são:
Região do Big Bend (Big Bend Country): a área do parque nacional Big Bend, localizado na fronteira com o México, no extremo sudoeste do estado. O Rio Grande forma a fronteira, e a região preservada apresenta montanhas, vales e cânions do deserto de Chihuahua. O parque nacional possui cerca de 3 mil km² e, além da flora e fauna local, abriga fósseis dos períodos Cretáceo e Terciário, bem como objetos descobertos por arqueologistas com mais de 9 mil anos. Destaque ainda para o parque estadual Balmorhea, que possui uma das maiores piscinas naturais do país, ideal para mergulho ou natação. Ainda não visitamos o parque nacional, mas conhecemos brevemente a área ao passarmos por Midland e Odessa em nossa última viagem ao Novo México, que fazem parte dessa região. No entanto, o Big Bend está no topo de nossa lista de lugares para visitar, talvez ainda este ano.
Costa do Golfo (Gulf Coast): a extensa costa texana, totalizando cerca de 1.000 km, banhada pelo Golfo do México. As praias não são tão deslumbrantes como as do Golfo na Flórida, por exemplo. Para um brasileiro, as praias não são tão atraentes, considerando que o Brasil possui praias melhores. Os locais mais conhecidos nessa região são Houston, uma cidade grande e moderna repleta de atrações culturais, museus e o Rodeio de Houston, o maior rodeio do mundo; as ilhas de Galveston (próximas a Houston, de onde partem grandes cruzeiros para o Caribe e México) e South Padre (perto da fronteira com o México, com as melhores praias); e a cidade litorânea de Corpus Christi. Tenho que visitar Corpus Christi para comprovar, pois já ouvi muitas críticas desfavoráveis sobre suas praias.

Região das Colinas (Hill Country): na região central do estado, conhecida como “coração do Texas”, fica a minha cidade, Austin, a capital do Texas. Uma área de colinas pitorescas, com cidades históricas, muitas delas de origem alemã (como Fredericksburg, Boerne e New Braunfels, entre outras), parques com rios e lagos ideais para atividades ao ar livre, e a cidade de Bandera, autoproclamada capital mundial dos cowboys. Várias cidades pequenas nessa região são famosas por seu churrasco texano, havendo grande rivalidade entre elas. Aproveite para experimentar o máximo possível! No período natalino, muitas dessas cidades se enfeitam com luzes, não deixe de conferir o post Natal no Texas: roteiro de luzes se estiver viajando nessa época.

Planícies da Região de Panhandle (Panhandle Plains): localizada no noroeste do estado, fazendo fronteira com o Novo México e Oklahoma, esta área abriga o parque estadual Palo Duro Canyon, o segundo maior cânion do país, perdendo apenas para o Grand Canyon. As principais cidades são Amarillo (a mais próxima do cânion), Lubbock e Abilene, que oferecem atrações para os interessados em aprender sobre cowboys e o Velho Oeste. Passamos por essas duas últimas cidades em nossa viagem de retorno do Novo México, e visitamos o National Ranching Heritage Center em Lubbock, que possui quase 50 estruturas restauradas que retratam a vida nos ranchos no final do século XIX. Em Abilene, há o Frontier Texas, uma experiência imersiva no Velho Oeste que infelizmente não conseguimos visitar. Pretendemos retornar em breve para conhecer melhor.
Florestas de Pinheiros (Piney Woods): situada no nordeste do Texas, fazendo fronteira com a Louisiana, Arkansas e Oklahoma, esta região possui a maior floresta de ciprestes do mundo, ao redor do Caddo Lake, localizado na divisa com a Louisiana. A cidade mais antiga do Texas, Nacogdoches, encontra-se nessa área. A comunidade planejada mais conhecida pelos turistas é The Woodlands, situada a 30 minutos ao norte de Houston, que oferece hotéis e shoppings de alto padrão, juntamente com florestas, trilhas e canais. Esta é a única região do Texas que ainda não visitamos, o que planejamos remediar em breve.
Pradarias e Lagos (Prairies and Lakes): engloba a região de Dallas e Fort Worth, duas cidades grandes e modernas repletas de atrações culturais e esportivas. Em Fort Worth, os entusiastas do Velho Oeste encontrarão o Fort Worth Stockyards, que visitamos no ano passado. Ainda não tivemos a oportunidade de conhecer Grapevine, que abriga uma ferrovia histórica, degustações de vinho, um lago homônimo e uma área histórica no centro. Para famílias viajando com crianças, o Great Wolf Lodge é um misto de hotel e parque aquático indoor que encanta os pequenos (existem opções semelhantes em outras cidades e estados nos EUA, que planejamos experimentar em breve).

Planícies do Sul do Texas (South Texas Plains): nessa área encontra-se a charmosa cidade de San Antonio, a meu ver, a mais encantadora do Texas, e lar do principal ponto turístico do estado, o Álamo. No entanto, San Antonio oferece
Tags: para, Planejando, Texas, uma, viagem