Quais os pontos turísticos imperdíveis em Londres? Essa é uma pergunta que muita gente nos faz, e se tem gente que fala com orgulho que adora fugir das atrações turísticas mais conhecidas de todo e qualquer destino, eu não. Eu acho que são essas as coisas que fazem o lugar, e apesar de adorar descobrir lugares mais escondidos e restaurantes ótimos ao acaso, faço questão de pelo menos dar uma olhada em monumentos, palácios, parques e museus que são ícones da cidade que visito. Por isso resolvi juntar aqui nesse post os pontos turísticos imperdíveis em Londres. Sim, você vai encontrá-los em todo e qualquer guia da cidade (inclusive no nosso Guia de Londres Para Iniciantes e Iniciados), e aqui eu conto o porquê cada um deles merece um espacinho no seu roteiro.
Observação importante: esse post não inclui nenhum museu, porque aqui no blog existem dezenas de posts dedicados a esse assunto. Os museus são atrações incríveis e certamente imperdíveis, mas preferi deixá-los de fora nesse caso para falar de outros lugares: monumentos, marcos e bairros. Posts ótimos sobre museus:
|
Parliament Square (Abadia de Westminster, Parlamento e Big Ben)
A praça que concentra alguns dos ícones de Londres pode ser o ponto de partida de diversos passeios a pé pela cidade. Mas não tenha pressa e não economize nos cliques da câmera, afinal sair da estação de metrô de Westminster e dar de cara com o Big Ben (que na verdade é o sino e não o relógio, mas esse é um daqueles detalhes técnicos que não fazem diferença na prática) é um dos momentos de viagem mais incríveis que você terá na sua vida! O Big Ben faz parte do prédio do Parlamento, o coração político da Inglaterra. É ali que se reunem os ministros (na House of Commons) e os lordes (na House of Lords) para discutirem leis, fazerem votações e decidirem orçamentos. É possível visitar o Parlamento com um tour ou até mesmo assistir uma discussão entre os ministros. Todas as informações e ingressos antecipados estão no site, mas para assistir uma seção é preciso pedir um convite para um ministro. Ou seja, se você vai para Londres e faz questão, peça para algum amigo fazer essa solicitação por você, pois apenas residentes podem ganhar convite.
Caso você tenha um tempinho, caminhe até o Victoria Tower Gardens, um pequeno parque que fica do lado do Parlamento (na ponta oposta ao Big Ben, do lado da outra torre, que é a Victoria Tower).

A Abadia de Westminster é vizinha do Parlamento, e provavelmente a igreja mais famosa de Londres. Foi ali que aconteceu o funeral da Diana e onde o Príncipe William se casou com Kate Middleton. É lá também que acontecem as coroações dos monarcas desde 1066 e onde estão enterrados não apenas muitos reis e rainhas mas também cientistas como Isaac Newton e Charles Darwin, arquitetos, artistas e políticos. O interior da abadia é tão incrível quanto sua fachada, por isso eu recomendo a visita (mesmo o ingresso não sendo barato, £20). Você pode comprar o ingresso com antecedência por aqui.
Tower of London e Tower Bridge
A Tower of London (Torre de Londres) é na verdade um complexo de prédios ‘protegidos’ por uma muralha externa. Apesar de datar do ano de 1066, várias extensões foram contruídas ao longo dos séculos. Apesar de hoje a Tower of London ser uma combinação de monumento com museu (tem até exposições temporárias e é também o lugar onde estão guardadas as jóias da monarquia), ela já teve várias outras funções, como residência da família real, mas…