A nossa viagem ao Porto foi repleta de momentos inesquecíveis, e um deles aconteceu logo no primeiro dia (ou melhor, nas primeiras horas!), quando embarcamos em um passeio de barco de cerca de uma hora pelo Rio Douro para conhecer as famosas pontes e ainda fomos presenteados com um belo pôr do sol.
Depois de passear um pouco pela cidade, chegamos ao Cais da Ribeira por volta das 5 da tarde – o sol ainda estava forte e o calor era intenso. Já que eu adoro um passeio de barco e o clima estava perfeito, não pensei duas vezes. Compramos os ingressos (10 euros por pessoa) e embarcamos em um dos muitos barcos que oferecem o tour.
|



Saímos da altura da famosa Ponte D. Luis (ou Luis I), que liga a Ribeira a Gaia (onde estão as caves de vinho do Porto), e seguimos para o leste, avistando as pontes do Infante e Maria Pia.



A Maria Pia pode ser facilmente confundida com a D. Luis – elas têm estruturas de aço bastante semelhantes (e o mesmo engenheiro, sócio de Gustave Eiffel, participou do design de ambas, apesar de a Maria Pia ser atribuída apenas a Eiffel), mas a diferença está no fato de que a D. Luis tem dois níveis, enquanto a Maria Pia não. Além disso, a D. Luis está totalmente em funcionamento – na parte inferior passam carros, ônibus e pedestres, e na parte superior passa a linha D do metrô, além de pedestres.


Logo ao lado da Maria Pia está a Ponte de S. João, e mais adiante está a Ponte do Freixo – conseguimos avistá-la, mas o barco começou a fazer a volta, indo rumo ao oeste.

Passamos novamente pela S. João, Maria Pia, Infante e D. Luis, seguimos em frente até a Ponte da Arrábida, que já está quase na região de Foz. Foi nesse momento que o sol começou a se pôr e pudemos ver o Porto mudar lentamente de cor. Foi realmente um espetáculo, e quando retornamos ao Cais da Ribeira, já era noite e estava mais fresquinho.