Que tal um passeio de Maria Fumaça em Melbourne na Austrália? O Thiago Khoury do blog Rodei visitou a Puffing Billy e conta pra gente esse programa família e diferente.
****
|
Eu, que moro em Minas Gerais, não andava de Maria Fumaça desde minha adolescência quando fui com a turma da escola em uma excursão para Tiradentes.
Minha surpresa maior foi quando voltei a andar nessas antigas locomotivas à vapor em um dos lugares onde nunca imaginei que isso fosse possível: Melbourne, a cidade australiana que é uma chiqueza só e não para de surpreender.
Bem, na verdade a trilha do Puffing Billy não fica exatamente em Melbourne, mas em um de seus subúrbios mais próximos, Dandenong Ranges, um lugar cheio de montanhas baixas a 40 km do centro da cidade – e é exatamente por essas montanhas que iremos passar de trem, cruzando reservas florestais com algumas das árvores mais antigas da Austrália, algumas com mais de 150 anos e 100 metros de altura.
Eu estava com os meus amigos Luiza e Nate e fui de carro, gastamos pouco mais de 40 minutos saindo do centro de Melbourne.
Para ir de carro é só digitar “2 Bayview Road, Belgrave” no GPS e seguir em frente – não da para estacionar exatamente em frente a estação, mas existem estacionamentos bem próximos.
Para chegar de transporte público o caminho é um pouco mais longo, mas chega a ser bobo de tão fácil: na plataforma 3 da Flinders Station, bem no ó do borogodó do centro de Melbourne, pegue o trem em direção a Belgrave. A viagem vai durar exatamente uma hora e 33 minutos, sem nenhuma baldeação. Chegando em Belgrave é só sair seguindo as placas em direção ao Puffing Billy.
Existem empresas que fazem excursões de um dia e saem de vários hotéis na região turística de Melbourne, mas vamos combinar que não precisa, né? Bem, se você quiser é só jogar “day tour puffing billy” no Google e escolher a sua.
