Se você só tem um dia em Washington DC, minha dica é focar no National Mall, que abriga a maioria das atrações da cidade. Esse roteiro é para quem deseja visitar os principais pontos turísticos da cidade (Memoriais, Museus e Prédios famosos) sem se concentrar em nenhum especificamente. É ideal para quem prefere fazer tudo a pé, sem precisar usar ônibus, táxi ou metrô. O roteiro pode ser adaptado de acordo com o tempo disponível e pode ser feito na ordem indicada ou invertida.
Se você chegar de trem na Union Station por estar fazendo um bate e volta de cidades como Philadelphia ou Nova York, faz mais sentido começar pelo Capitólio. Outra razão para fazer o sentido inverso é se você estiver começando a caminhada mais tarde. Os museus fecham por volta das 17:00 às 17:30, com horários especiais no verão.
|
Se preferir um passeio mais tranquilo, escolha algumas atrações e passe mais tempo nelas. Se não tiver um dia inteiro, pode cortar alguns dos pontos turísticos. A distância total é um pouco mais de 4 km, o que é perfeitamente viável para um dia inteiro, desde que você esteja disposto a caminhar. E o melhor de tudo é que todas as atividades listadas aqui são gratuitas!
Confira o mapa de DC em 1 dia em um mapa maior diretamente no Google Maps.
1. Lincoln Memorial – Um dos mais imponentes memoriais em Washington DC, o Memorial ao Presidente Abraham Lincoln é um prédio com 38 colunas gregas que circundam a estátua de Lincoln sentado em uma cadeira. Com uma escadaria que serve de descanso para grupos de estudantes e turistas, esse é provavelmente um dos melhores pontos para se ter uma visão geral do National Mall em DC. O espelho d’agua que fica em frente ao Lincoln Memorial já foi palco de muitos eventos importantes, como o discurso “I have a dream” do Martin Luther King e até foi cenário do filme “Forrest Gump”.
Endereço: 23rd Street entre Constitution e Independence Ave
2. Vietnam Memorial – O Memorial ao Veteranos do Vietnã é um dos memoriais mais interessantes na minha opinião. Com painéis contendo os nomes dos soldados que lutaram e morreram ou não tiveram seus corpos encontrados na guerra do Vietnã o “The Wall-USA” ou ” O Muro dos EUA” contém mais de 58000 nomes, que podem ser procurados na internet ou no monumento para identificação da localização exata. O que pouca gente sabe é que existem dois outros “muros móveis” fazendo um tour pelos Estados Unidos.
Endereço: Entre o Lincoln Memorial e Washington Monument. Entre 21st e 22st.

3. World War 2 Memorial – Um dos mais bonitos monumentos do National Mall, os chafarizes atraem visitantes de todo mundo para homenagear os soldados que lutaram na 2a guerra Mundial. Esse é um memorial que transmite paz, apesar de celebrar os que estavam na guerra. Se sobrar um tempinho a noite, volte para ver os chafarizes iluminados.
Endereço: 17th Street, entre Constitution e Independence Ave.
4. Casa Branca – A Casa Branca, residência e centro do governo americano é talvez um dos prédios mais decepcionantes para os turistas. A grande maioria vem a cidade esperando um prédio enorme, elegantíssimo e se depara com uma “Casinha Branca”. Mas a foto em frente a Casa Branca, através das grades que circundam a Casa Branca eu devia dizer, é pra fazer parte da listinha de coisas a fazer em DC. O outro lado da Casa Branca é também bem interessante, mas a caminhada é longa, portanto se você só tem 1 dia, uma foto deste lado é mais que suficiente. Com sorte você pode ver algum helicoptero pousando ou saindo de lá. E note nos homens do Serviço Secreto no telhado.
Endereço: 1600 Pennsylvania Ave
5. Washington Monument – O obelisco, monumento ao Presidente George Washington pode ser visto de quase todos os pontos do National Mall. Fotos em frente ao monumento em qualquer ângulo são quase um item obrigatório no roteiro de quem passa por DC. Se tiver um pouquinho mais de tempo na agenda, experimente ver Washington DC do alto Washington Monument.
Endereço: Constitution Avenue e 15th Street, NW
6. Museu de História Natural – Como a maior parte das atrações que fazem parte do National Mall e são mantidas pela Smithsonian, o Museu de História Natural tem entrada gratuita e numa visita a cidade é parada obrigatória. Os pontos altos da visita ao Museu são a rotunda com um grande elefante empalhado que fica na entrada principal e virando a direita é possível passar pela ala de Dinossauros. E se você só conseguir ver mais uma coisa no museu inteiro, vá até o 2o piso para visitar o “Hope” Diamond. Se a fome apertar, esse é um dos museus no National Mall que tem praça de alimentação. O Atrium Café tem opções de Fast Food e o Fossil Café tem sopas, saladas, sorvete e café.
Endereço: 10th Street e Constitution Ave., NW
7. Jardim de Esculturas da National Gallery of Art – As esculturas de arte moderna expostas neste jardim podem não agradar a todos, mas no verão, a paradinha no chafariz é imprescindível para se refrescar. A fonte fica em frente ao Arquivo Nacional(National Archives), o que rende boas fotos. No inverno, um rink de patinação é montado no lugar do chafariz. Aqui também pode ser uma outra opção de lanchinho rápido no The Pavilion Café que serve pizzas, sanduiches, saladas, sobremesas e bebidas variadas.
Endereço: 7th Street e Constitution Avenue, NW
8. National Gallery of Art – É quase um pecado passar por essa galeria de arte com pressa. Mas se eu for escolher uma galeria de arte na cidade, essa é a eleita. E eu já disse que ela é gratuita? Pois aproveite para ver no prédio “West” as pinturas de Monet, Manet e Van Gogh e não deixe de admirar o prédio e sua rotunda com esculturas pelos corredores. E por falar em esculturas… peças famosas de Rodin como “O beijo” e “O pensador” também podem ser vistas aqui. E no novo prédio “East”, artistas contemporâneos como Alexander Calder, Henri Matisse, Joan Miró, Pablo Picasso, Jackson Pollock, and Mark Rothko fazem festa para os olhos. Entre os prédios, note os chafarizes que brincam com os espelhos. No prédio West, o Café Provençal no Garden Café é um bistrô no estilo francês que oferece um menu a la carte e buffet. É onde se pode encontrar mais variadades para comer. Na hora de cruzar a rua para ir ao Museu Aeroespacial, pare no meio do National Mall para tirar fotos dos dois lados: com o Washington Monument de um lado e com o Capitólio do outro.
Endereço: 7th Street e Constitution Avenue, NW

9.Museu Aeroespacial – Queridinho das crianças, mas uma festa também para os adultos, o Museu Aeroespacial tem a maior coleção do mundo de artefatos relacionados a aviação e espaço. O museu mais visitado do mundo tem 22 galerias com exibições atraentes como a “Jornada do Homem a Lua” que mostra o módulo de comando do Apolo 11 entre outras. É provavelmente o museu mais cheio