Claro que três dias estão longe de ser suficientes para conhecer Londres – eu moro aqui há mais de 4 anos e tem muita, mas muita coisa ainda por explorar.
Mas, apesar de ser pouco tempo, dá pra sim pra otimizar e fazer valer esses três dias: você consegue ver alguns ícones e ter mesmo a sensação de que visitou a cidade.
|
Vou então deixar aqui uma sugestão de passeio pra quem vem a Londres pela primeira vez, tem pouco tempo e está afim de andar muito e parar pouco! É um roteiro puxado, mas claro que você não precisa segui-lo a risca: corte o que achar que está “sobrando” ou acrescente, caso você seja daquelas pessoas vapt-vupt : )
O que não vale é lamentar o pouco tempo em Londres: em vez de pensar no que você não verá, foque nos lugares incríveis da cidade que agora fazem parte do seu repertório.
Vamos?
Dia 1 – o passeio clássico pela beira do Rio Tâmisa
foto: Filipe Xavier
Comece o dia cedo,na Tower of London – mas não vai dar tempo de entrar lá! Porém o exterior é bem bacana e já da pra ter uma ideia do tanto história que esse lugar carrega. Circule todo o perímetro da “torre” e vá até Tower Bridge – a famosa ponte que abre e fecha.
Atravesse a Tower Bridge (com várias paradas pra foto, claro!) e no final dela, do lado sul, desça as escadas pra ir para o mesmo nível do Rio Tâmisa. Antes de ir pra direita (direção Waterloo), vá pro outro lado e entre na rua Shad Thames. Aquela área é uma graça e inclusive tem vários cafés/restaurantes caso você queira parar para um cafezinho ou pra comer um brunch.
Agora sim é hora de começar a caminhada pra Waterloo. Você vai sempre andando na “beira” do Rio e verá ícones londrinos tanto do “lado de lá” como no lado que você está andando – um dos primeiros prédios da caminhada que vai chamar atenção é a prefeitura de Londres, que tem quem fale que parece o capacete do Darth Vader, ja outros acham que parece um ovo. Preste atenção também nas várias pontes que conectam os dois lados são bacanas, e cada uma tem uma historinha.
Perto de London Bridge está o The Shard, o prédio mais alto de Londres que foi recentemente inaugurado. É possível subir e ter Londres a seus pés! Não fui ainda, mas sei que é uma bela atração.
Caso seja uma quinta, sexta ou sábado, o Borough Market estará aberto – vale a pena fazer uma pausa lá pra um boquinha. Nos outros dias da semana (menos domingo) alguns pequenos restaurantes que funcionam nos arredores também estão abertos, mas o mercado completo, apenas nesses dias específicos.
Após a parada no Borough, volte para a beira do Rio e siga na mesma direção, até chegar na Tate Modern (você também vai passar em frente ao Shakespeare’s Globe, teatro a céu aberto que, como diz o nome, e palco para peças do escritor). Antes de entrar na Tate, atravesse a Millenium Bridge e vá até a St. Paul’s Cathedral, do outro lado do rio.

Aqui você tem duas opções: ou entrar na St. Paul’s, ou voltar e entrar na Tate. Mesmo que você entre na St. Paul’s, volte pela mesma ponte e continue a caminhada pelo lado sul. Ambos lugares são maravilhosos, mas fica mesmo a seu critério – prefere museus ou igrejas? Seja qual for sua escolha, o tempo é curto – então reserve no máximo 1 hora e meia de visita. Longe do ideal, mas dá pra satisfazer a vontade!
Caso você não tenha parado pra comer no Borough Market, uma boa pedida é ir no pub que fica praticamente em frente a Tate Modern, o Founders Arms.
Depois do pit stop, é hora de acelerar o passo – mas claro, sem deixar de apreciar a “paisagem” já que você vai passar pela OXO Tower, Gabriel’s Wharf e ver o skyline da cidade no outro lado do rio.
Já bem perto da London Eye, você vai se deparar com o Southbank Centre – complexo cultural que engloba Royal Festival Hall, Hayward Gallery, Queen Elizabeth Hall, BFI e mais um monte de lugares bacanas. Por ali sempre rola um burburinho, você vai se sentir em um calçadão de praia. Perto do Natal é por ali que fica o Christmas Market. E ali também, mais precisamente embaixo da ponte Waterloo, que sempre tem um mercado de livros usados.
Chegou a hora de embarcar na London Eye! É possível comprar ingresso com antecedência pela internet, e até dá pra pagar mais pra não ter que enfrentar fila. A volta completa leva meia hora, e é uma das atrações pagas que mais gosto em Londres. Independente do horário, é sempre um bom programa – e ajuda se o dia não estiver muito feio.

Hora de atravessar a Westminster Bridge e ir em direção ao Big Ben, mas antes passe por baixo da ponte (literalmente) e veja o Parlamento de frente, sem turistas pra atrapalhar as fotos.
Chegamos na parada final do primeiro dia: Parliament Square, que concentra Parlamento e Big Ben e também a Westminster Abbey. Caso você faça questão de entrar na Abadia, fique atento aos horários de funcionamento, que estão no site.
Bom, hora de encerrar o dia. Algumas dicas de lugar pra jantar : o Aji, que fica praticamente atrás da London Eye; Giraffe, Pizza Express, Ping Pong ou Wagamama (todos tem uma filial ali pertinho do Southbank Centre) ou então qualquer pub bacana no caminho!
View Roteiro de 3 dias em Londres – dia 1 in a larger map
***