San Juan em Porto Rico é uma cidade cada vez mais popular! A terra do Luis Fonsi e seu sucesso mundial “Despacito” está atraindo a atenção do mundo. A Marjory Ohrel, apaixonada por viagens, leitora antiga aqui do blog e que atualmente mora em Nova Jersey, nos EUA, foi conhecer cidade porque ela era o ponto de partida de um cruzeiro pelo cruzeiro pelo Caribe Sul e conta pra gente neste post como aproveitar a cidade no ritmo “devagar” da ilha.
San Juan é a cidade mais populosa do território norte-americano de Porto Rico. Ela foi fundada por espanhóis, que a utilizaram como primeira parada nas Américas, e por conta disso construíram várias fortificações para proteger o ouro e prata transportado para no “novo mundo”.
|
Essa foi a primeira vez que nós visitamos essa ilha encantadora e escolhemos ir na primeira semana de maio, bem no meio da primavera, para “fugir” do fim de um inverno intenso aqui na costa leste americana e também para aproveitar a água morninha nas praias do caribe. Delicia só de pensar né? Como estaríamos no cruzeiro por 7 noites, resolvemos passar 3 dias explorando a cidade.
Como Chegar em San Juan
O trajeto até San Juan foi muito rápido e tranquilo, saindo de Newark, NJ nós pegamos um voo direto e em 3 horas estávamos na ilha. (Para quem vem do Brasil, há conexões com a Copa no Panamá e Miami com a American Airlines). Chegando lá a primeira impressão é que você está nos EUA, mas com todo mundo falando espanhol! O aeroporto é super organizado e bem sinalizado em espanhol e inglês, o que ajuda muito pra nós brasileiros. Pegamos nossa bagagem e seguimos para a fila do táxi para irmos para o hotel.
Como se locomover em San Juan
Achei bem legal o fato de o sistema de táxi ser com preços tabelados. Vou explicar rapidamente, a ilha é dividida em zonas e você paga o preço pré-definido da tabela para sua zona de destino. Vale dizer que em cima do valor da tabela tem alguns “extras” como, combustível e número de malas (se aplicável), mas nada fora da realidade, então logo de cara, já me impressionei com a cidade.
Outra opção é o Uber que em San Juan, como em vários lugares, tem muita polêmica sobre o serviço. O Uber é autorizado na cidade, mas eles tem que pegar os passageiros a uma certa distância dos pontos de táxi e também não podem pegar na portaria do hotel. Mas nós andamos até a esquina e foi tranquilo (logicamente que cada um escolhe o que achar mais adequado, só quis aqui dizer minha experiência positiva com o serviço).
Onde ficar em San Juan, Porto Rico
Quando comecei a procurar hotéis notei que tinha os na “old San Juan” que é a parte histórica da cidade e os na “grande San Juan”. Nós preferimos ficar na “grande San Juan”, pois queríamos ficar em frente a praia. Escolhemos ficar uma noite no Renaissance La Concha, na região do condado, e outra noite no Ritz-Carlton, perto do aeroporto, ambos da rede Marriott e excelentes à sua maneira.
Hotel Renaissance La Concha
Nossa primeira noite foi no La Concha, então depois de sairmos do aeroporto fomos direto para lá. O hotel é super trendy com diversos bares, piscinas e até música ao vivo a noite. Achei super legal a conveniência de estar a beira da praia, além de poder acordar com aquela vista incrível. Outro ponto super positivo sobre a localização dele era o fato de podermos ir andando a restaurantes e drogarias (CVS e Walgreens). Após o check in nosso quarto ainda não estava pronto, então deixamos nossas bagagens com a recepção e fomos andando almoçar no Orozco’s por indicação da recepcionista e nós gostamos muito. Comida típica porto-riquenha, bem servido e preço justo.
Quando voltamos nosso quarto estava pronto, reservamos uma suíte com cama tamanho king e vista para o mar. Ficamos super satisfeitos com o tamanho razoável dele e a decoração moderna, com um banheiro super funcional e cheio de produtinhos Aveda. A praia era realmente a passos do hotel com várias espreguiçadeiras para pegar sol e sombreiros e depois guardar as malas fomos pra lá curtir.
Ritz-Carlton
Na última noite em Porto Rico, ficamos no deslumbrante Ritz-Carlton que tinha uma vibe mais relaxante, com música ambiente e até lojas de luxo, como a Tiffany’s. O quarto era enorme e super clássico. Não tínhamos vista para o mar, mas dava para vê-lo, mesmo que de longe. Tomamos café no restaurante do hotel mesmo. Eles tem um buffet incrível de café da manhã, meio carinho ($33 por pessoa) mas como não tinha muita opção de restaurantes que pudéssemos andar, escolhemos a comodidade.
Tiramos o dia para curtir a piscina e praia do hotel e fizemos check out mais tarde e fomos direto para o aeroporto depois do almoço.
>>> Veja mais opções de hotel em San Juan – Porto Rico
O que fazer em San Juan
Dia 1
Na tarde do 1o dia, resolvemos explorar um pouco a San Juan histórica. Como mencionei lá no começo do texto, San Juan era uma cidade estratégica, e por conta disso foram construídos dois Fortes o “San Cristóbal” e o “San Felipe del Morro”. Ambos são parques nacionais americanos e tem que pagar admissão ($5 por adultos e crianças abaixo de 15 anos não pagam). Como já era fim de tarde, resolvemos parar no menor, San Cristobal. Aproveitamos a parte externa e nos deslumbramos com a vista linda de lá.
Após curtimos o forte, nós começamos a andar pelo centro histórico e admirar as ruas estreitas, super coloridas e cheia de tradição. Já tinha lido que a melhor forma de curtir a cidade era se “perdendo” pelas ruas, e realmente foi.
Aproveitei para degustar o famoso café porto riquenho, no charmoso Café Cuatro Sombras, acompanhado de um bolo de canela divino. Super recomendo os dois!
Fechamos a noite com um jantar no Restaurante “El Jibarrito”, que já tinha lido várias pessoas recomendando por servir comida local autêntica.
O restaurante é pequeno, mas super aconchegante, com clima descontraído. Pedi o tradicional “Mofongo” com camarões e estava delicioso.
Voltamos para o hotel, aproveitamos um pouco da música ao vivo no saguão, mas logo subimos para dormir, pois estávamos exaustos.
Dia 2
Acordamos cedinho, atravessamos a rua e pegamos um super café da manhã no Pinky’s. Adorei tomar meu café andando na beira da praia! Aproveitamos a manhã na praia.
Na parte da tarde nós retornamos para parte histórica, começando pelo Forte “El Morro”, onde aproveitamos para não só ver a vista maravilhosa e o forte em si, mas também para soltar pipa!
O forte tem uma área gramada enorme, e como é posicionado numa colina e’ super ventilado. Compramos uma pipa, baratinha uns $6 dólares, em um dos vários vendedores que tem espalhados por lá e nós divertimos muito.