Roteiro de 5 dias na Toscana

July 10, 2024

Como expliquei no post anterior sobre o projeto My Tuscan Experience, o nosso roteiro de 5 dias na Toscana foi criado pela organização do projeto com foco em cidades e atrações menos conhecidas na Toscana. Divido com vocês o roteiro que eles montaram para o nosso grupo de blogueiros, e faço os meus comentários abaixo:

Dia 1 – Chegada, dia livre pra descansar. Hospedagem e jantar no hotel Relais della Rovere em Colle di Val d’Elsa, que foi um convento construído no século 11.

CHIP de CELULAR com 15% de desconto



Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE!

Chegando ao Relais della Rovere em Colle di Val d'Elsa
Chegando ao Relais della Rovere em Colle di Val d’Elsa

Dia 2 – Explorando Colle di Val d’Elsa, visitando uma fábrica de cristais artesanal (Colle Vilca), o centro histórico da cidade, o Museu do Cristal e o atelier e loja La Grotta del Cristallo de uma família de artesãos local. Também passamos na loja do escultor em madeira Salvatore Poma, gostei principalmente das esculturas com os ciprestes da Toscana e na galeria ArteaColori, que é ótima, cheia de pinturas e desenhos lindos e as obras também são todas representando a Toscana. No final do dia, hospedagem e jantar no hotel Relais la Cappuccina em San Gimignano.

Centro histórico de Colle di Val d'Elsa
Centro histórico de Colle di Val d’Elsa

Dia 3 – Visita a fortaleza e castelo medieval de Monteriggioni. Visita a Castellina in Chianti, conhecendo o trabalho da artista toscana Lucia Volentieri. Tour do Castello di Brolio e sua vinícola, Barone Ricasoli, em Gaiole in Chianti. Hospedagem e jantar no Hotel Sovestro em San Gimignano.

Vista do alto da muralha do Castelo di Brolio
Vista do alto da muralha do Castelo di Brolio

Dia 4 – Passeio de balão com a Tuscany Ballooning saindo de San Casciano in Val di Pesa. Lançamento do site MyTuscanExperience.com com as autoridades locais. Visita ao Museu da Água em Siena e passeio rápido pelo centro histórico de Siena. Hospedagem e jantar no Hotel Villa San Lucchese em Poggibonsi.

Passeio de balão pelo Val di Pesa
Passeio de balão pelo Val di Pesa

Dia 5 – Visita a vinícola Antinori nel Chianti Classico em San Casciano in Val di Pesa. Visita particular a uma outra vinícola que não fica aberta ao público (não entendi porque nos levaram lá se não podemos falar a respeito!). Visita a fortaleza medieval de Staggia (Rocca di Staggia). Hospedagem e jantar no Hotel Belsoggiorno no centro histórico de San Gimignano. Tour noturno de San Gimignano.

A moderníssima vinícola Antinori nel Chianti Classico
A moderníssima vinícola Antinori nel Chianti Classico

Dia 6 – Partida. Como eu estava indo para a Umbria, aproveitei pra fazer um passeio por San Gimignano pela manhã e peguei o trem na hora do almoço.

A Piazza della Cisterna em San Gimignano
A Piazza della Cisterna em San Gimignano

Meus comentários sobre o roteiro: pra mim faltou uma aula de culinária, que eu queria ter feito com a Stefania Balducci em Greve in Chianti antes de ter saído da Toscana, foi uma experiência que eu achei que faltou no nosso roteiro. Mas tem uma pessoa que eu conheço que fez essa aula e já pedi pra ela escrever um post contando como foi! Conheci a Stefania na Umbria (ela é cunhada da minha amiga que mora na Umbria e super simpática), foi uma pena não ter feito a aula. Também achei que tinha que ter tido uma degustação de azeites, sei que tem vários lugares que oferecem mas infelizmente não tenho nenhum pra recomendar (se você tiver uma dica legal, deixe nos comentários!).

As duas vinícolas que nós visitamos eram muito grandes e super modernas, achei que teria sido legal ter pelo menos uma vinícola pequena no roteiro para comparar as experiências, como a vinícola familiar que a Helô visitou em Castellina in Chianti, veja neste post como foi a degustação que ela fez por lá. Gostei de quase tudo que a gente visitou, a única atração problemática foi o Museo dell’Acqua: não é nem que ele seja ruim, pelo contrário, o problema é que é tudo só em italiano e é um museu cheio de explicações interativas, que deve ser entendido. Vou falar mais dele em um post específico, mas não é um lugar muito fácil, embora seja interessante.

As lojas dos artesãos locais que estavam no roteiro foram muito bem escolhidas. Como designer eu sempre tenho interesse em ver arte, e os artistas que eles escolheram foram realmente ótimos, com peças muito bonitas para quem quiser comprar (mas claro que não são baratos, porque não são lojas de souvenirs, é tudo feito a mão).

Esse roteiro não é um roteiro pra quem nunca foi a Toscana (como eu) porque ele foca nas cidades menores e menos conhecidas e não inclui as cidades mais famosas como Florença, Pisa e Siena (fizemos o tour em Siena super rapidinho só porque já estávamos lá e a guia achou que era um crime a gente não visitar, mas não estava no roteiro original). O ideal pra uma primeira viagem seria misturar as cidades mais conhecidas com essas pequenas. E é claro, se você já foi a Toscana e já conheceu as cidades famosas, pode seguir esse roteiro sem problemas, eu só faria as alterações acima (aula de culinária + degustação de azeite + vinícola pequena no lugar de

Tags: , ,