O País de Gales geralmente fica fora do roteiro de quem planeja uma viagem para a Grã Bretanha. O irmão menos famoso e menos conhecido da Inglaterra e Escócia é um daqueles lugares que faz você pensar ‘jamais imaginava que fosse tão lindo’ e merece não apenas uma rápida visita, mas diversas viagens, já que esconde paisagens dramáticas e contato com a natureza – como na ilha de Skomer.
Skomer fica na costa da região de Pembrokeshire e é uma Reserva Ecológica Nacional, mantida pela organização Wildlife Trust of South and West Wales. A ilha fica aberta para visitação entre 1 de abril e 30 de setembro, e é conhecida principalmente pelas colônias de puffins (que ‘moram’ lá entre abril e julho), focas e coelhos (que foram para lá quando a ilha era ocupada por fazendeiros, no século 14, que levaram coelhos para alimentação própria e pele) que estão por lá o ano inteiro. Mas esses são apenas os animais ‘mais famosos’ e é possível avisar muitas outras espécies de pássaros por lá.
|

Skomer é um passeio maravilhoso para quem curte caminhadas e natureza. É meio que um paraíso intocado, a estrutura para acomodar os voluntários que tomam conta da ilha e garantem a preservação da flora e da fauna é super simples. Não tem café, não tem restaurante, não tem lojinha, não tem nada. Existe apenas um banheiro (e como não tem rede de esgoto, é banheiro biológico) e algumas trilhas marcadas para que os visitantes não se percam.
Todo o perímetro da ilha é de penhascos, e não há nenhuma proteção (mas há MUITO vento), portanto tome cuidado redobrado, principalmente quem for com crianças.
Nós fomos prevenidos e levamos pão e queijo para fazer sanduíches por lá. Tivemos um dia incrível: chegamos em Skomer em torno do meio dia, fizemos uma das caminhadas propostas por uma voluntária que nos recepcionou quando chegamos e conseguimos ver alguns dos pontos mais belos da ilha. O barco retornou para nos buscar as 4 da tarde, e enquanto esperávamos tivemos uma surpresa: avistamos uma família de focas brincando e nadando na água, e outro grupo descansando em uma pedra.

Não era mais temporada de puffins, então não vimos nenhum, e apesar de existirem cerca de 10 mil coelhos na ilha, só vimos seus rastros… eles usam as trilhas como ‘banheiro’ mas ficam escondidos no mato o tempo todo. Aliás, a vegetação de Skomer é praticamente plana, não tem nenhuma árvore, apenas arbustos, flores e grama. Eles até avisam pra não fazer xixi no mato, porque muita gente vai de binóculo e como não tem árvore você fica ‘exposto’!
Também não esqueça de ir com roupa apropriada: calça e jaqueta corta vento, calçado para caminhadas, mochila com bastante água e comida e, é claro, saquinho para o lixo.
Skomer: informações práticas
- Como chegar: o barco para Skomer sai de Martin’s Haven, uma pequena praia em Pembrokeshire. É preciso ir até lá de carro e deixar no estacionamento pago (£5) – coloque no GPS o código postal SA623BJ para chegar lá
