Sorrento, em teoria, não faz parte da Costa Amalfitana, mas acaba entrando no roteiro de muita gente (como eu!) que viaja para essa região da Itália, graças a facilidade de transporte entre as cidades e sua posição estratégica: perto de Nápoles, Capri e Positano.
É possível, inclusive, usar Sorrento como cidade base para conhecer o restante da Costa Amalfitana. Mas, caso você prefira ficar em Positano, tente pelo menos passar um dia e uma noite em Sorrento, para aproveitar ao máximo esse lugar tão charmoso que reúne algumas das melhores coisas da Itália: limoncello, mar, lindas paisagens, centro histórico, artesanato local e boa comida. Precisa de mais motivos ou tá bom? ; )
|

A dinâmica da cidade é bem interessante: enquanto a praia fica na parte baixa, o centro histórico está no alto do penhasco, o que proporciona uma vista fantástica da Península Sorrentina, Monte Vesúvio e Baía de Napoles (caso você não queira fazer a caminhada/subir e descer escadas entre a parte alta e baixa, existe um elevador que conecta as duas partes e custa 1 euro – fica na Villa Comunale).

Ficamos em Sorrento 2 dias e 2 noites, e como o nosso hotel tinha uma piscina deliciosa e já tínhamos aproveitado praia em Positano, não entramos no mar lá. A infraestrutura pra tomar banho é ótima, com cadeiras espalhadas por toda extensão dos piers e das praias (o preço médio é de 15 euros por pessoa).
Em compensação, andamos muito pelas ruelas do centro histórico. Entramos em cada uma delas várias vezes, foi uma diversão entrar nas lojinhas de souvenir! Aliás, os souvenirs são um caso a parte em Sorrento: a cidade tem produção própria de limoncello (licor de limão), tradição em cerâmica (como no restante da Costa Amalfitana) e dezenas de ateliês de marchetaria. Eu trouxe para casa um quadro maravilhoso feito de marchetaria, da paisagem de Positano. Tive a oportunidade de conversar com o artesão, e precisei me segurar para não comprar mais coisas. Acho que vale a pena o investimento em uma peça de marchetaria – e existem objetos de vários tamanhos, como umas caixinhas lindas e quadrinhos menores.



O centrinho também está cheio de restaurantes, aconselho dar uma volta pra ver ‘a cara’ dos lugares e escolher onde você quer jantar. Depois, va até a Villa Comunale tomar um Spritz e apreciar a vista incrível! Ou então tome um gelato!
Como chegar em Sorrento
- Barco: o porto de Sorrento é bem movimentado, com barcos vindos de Nápoles, Positano e Capri (nos meses de alta temporada). Porém, se o mar estiver mexido, é possível que o serviço seja cancelado, portanto não aconselho comprar com antecedência. A passagem pode ser comprada direto no porto da cidade de partida e o tempo de viagem varia de acordo com o tamanho do barco. O preço varia entre 11 e 17 euros.
Tags: artesanato, limoncello, mar, paisagens, Sorrento