Começamos a nossa viagem pelas ilhas Virgens Americanas por St Croix, que seria Santa Cruz se a gente traduzisse o nome Francês.
Nos esperando no aeroporto de St Croix, nossa primeira parada nas Ilhas Virgens Americanas, estava o nosso motorista de táxi para essa viagem: Ames Joseph. Ames nasceu na Dominica, mas se mudou para as Ilhas Virgens Americanas quando ainda era bem jovem, como muitos dos outros habitantes das ilhas que vem de ilhas vizinhas. No caminho entre o aeroporto e o nosso hotel, ele foi nos contando um pouco da história das ilhas e também alguns costumes locais.
|
Aprendemos rapidamente que por aqui não se fala “Hi” ou “Hello” para se cumprimentar… toda a conversa tem que ser precedida de um “Good Morning” ou “Good Day”. Os locais apreciam e esperam a cortesia dos visitantes. Ames nos contou que St Croix é a maior das Ilhas Virgens Americanas e apesar de ter apenas 36 km de extensão e 13 Km, a diversidade na ilha é impressionante. Por muito tempo uma das principais atividades na ilha era a plantação de cana de açúcar e a produção de rum. De um lado da ilha, casarões do século 18 e 19 com influência dinamarquesa em Christiansted e do outro uma floresta tropical em Frederiksted. Christiansted e Frederiksted – onde chegam os cruzeiros, são os dois centrinhos de St Croix e visitá-los é aprender ao vivo um pouco da história da ilha.

Ames nos deixa no nosso hotel, o The Bucanneer para começar a nossa aventura pelas Ilhas Virgens Americanas.

Como já era fim de tarde, nosso primeiro dia foi apreciando o por do sol, explorando as praias e piscina do hotel e jantando no restaurante do resort.
A ilha é multicolorida, com influências Caribenhas, Dinamarquesas, Francesas e Americanas. Mas impressionante mesmo foi a quantidade de tons de verde que encontrei por lá…
Dirigir por St Croix e pegar o nascer do sol em um lado e o pôr do sol no outro é um dos programas mais legais na cidade.. mas pra isso é preciso de disposição: acordar bem cedo se você não estiver hospedado em um desses pontos.

No caminho entre um destino e outro, muitas ruínas de fazendas de plantação de cana e seus moinhos e também uma atração importante na ilha: Columbus Landing, o exato lugar onde Cristóvão Colombo aportou no Caribe.

Atividades na ilha não faltam. A nossa favorita foi o passeio para a Buck Island com o Big Beard’s Adventure’s Tour. O tour sai da “Boardwalk” em Christiansted e custa US$70.00 por pessoa para o passeio de meio dia. A Buck Island fica há apenas 2 milhas/ 3,21 km da parte norte de St Croix. Explorar Turtle beach, uma ilha deserta de areias…