A Suíça, apesar de ser um país relativamente pequeno, oferece muitas atrações. O ideal é se concentrar em uma região e explorar tudo o que ela tem a oferecer. Antes de começar a ler o roteiro, recomendo dar uma olhada nos posts de introdução que preparei: 10 Dicas para quem vai para a Suíça pela 1a vez e 25 Coisas que eu amei na Suíça. Depois de ler esses posts, você estará pronto para explorar este roteiro de uma semana na Suíça.
Aqui está um resumo das atividades que realizei, dos locais onde comi e das hospedagens que escolhi. Não entrarei em detalhes aqui, pois cada tópico terá um post separado. Durante essa viagem, explorei a região próxima à fronteira com a Alemanha e França, com base em Basileia, em seguida viajei para Lucerna e terminei a viagem com uma visita a Zurique. A Suíça oferece muito mais do que isso, e no final do post você encontrará links para outras regiões exploradas por outros blogs durante a mesma época que a minha viagem.
Está pronto para o roteiro?
Cheguei em Zurique com a Suíça, vindo de Nova York. A SWISS também opera voos de São Paulo e tem tido várias promoções interessantes para a Europa. Ao chegar, desfrutamos de um brunch no lounge da SWISS no aeroporto.
|
De Zurique, peguei o trem para Basileia com o SWISS Pass (Passe de 8 dias) da Swiss Travel System. Em apenas 1 hora de Zurique, cheguei ao meu hotel, que ficava próximo à estação de trem. Utilizei o meu Swiss Pass para o transporte público nas cidades da Suíça.
O hotel é novo e moderno, com excelente localização. É possível ir a pé para várias atrações turísticas e o café da manhã é delicioso.
Endereço: Steinengraben 51 – CH-4051 Basel
Website:http://www.thepassage.ch
Reserve no Hotel The Passage
Jantar no Restaurant Atelier
Este restaurante está localizado em um hotel tradicional e oferece pratos internacionais com ingredientes suíços. Destaque para a sobremesa que inclui uma pequena degustação de cada opção do cardápio.
Endereço: Leonhardsgraben 49 -CH-4051 Basel
Website: www.teufelhof.com
No segundo dia, fiz um tour pela cidade de Basileia com a guia brasileira Nicole Delarue, que pode ser contatada através do escritório de turismo da Basileia (instagram @nicoledelarue). O dia estava perfeito para explorar a cidade, e visitamos pontos turísticos como a Old Town e a Catedral. Subimos na Catedral e a vista panorâmica da cidade valeu a pena.
A próxima parada foi o Museu do Papel, onde aprendi a fazer papel artesanal e trouxe um souvenir para casa. O almoço foi no Albergue – Youth Hostel Basel (St. Alban-Kirchrain 10 CH-4052 Basel), um lugar interessante e moderno.
À tarde, planejei visitar o rio Reno para ver as pessoas nadando e experimentar nadar no rio. Porém, devido à forte correnteza após dias de chuva intensa, decidi adiar essa experiência para uma próxima oportunidade. Foi interessante observar a cultura das casas de banho ao longo do rio, onde as pessoas usam uma Wickelfisch, uma bolsa impermeável para guardar as roupas enquanto nadam.
À tarde, visitei o Tinguely Museum (Paul Sacher-Anlage 2, Basel), dedicado às obras de Jean Tinguely. O museu é diferente e interativo, com peças em movimento.
Retornei ao hotel para me preparar para o jantar e desfrutar do pôr do sol no rio Reno.
Jantar na Brasserie do Hotel Le Trois Rois
Endereço: Blumenrain 8 CH-4051 Basel
Website: http://www.lestroisrois.com
Encerrei o segundo dia com um show de música às margens do rio Reno, ao lado do hotel onde jantei. Durante o verão, ocorrem vários shows na cidade, e esse em particular foi realizado em uma balsa dentro do rio, com o público assistindo nas escadarias às margens.
O terceiro dia começou com chuva, mas isso não foi um problema, pois minha programação incluía visitas a museus. Comecei pelo Museu de Arte Kunstmuseum Basel (St. Alban-Graben 16 CH-4010 Basel), que possui uma coleção impressionante de obras de artistas renomados. Almocei no bistrô do próprio museu.
Em seguida, visitei a Fundação Beyeler na fronteira com a Alemanha, onde pude ver uma exposição incrível de Gerhard Richter.