Falar de gastronomia italiana é chover no molhado né? Você pode ter tido experiências diversas na Itália, mas certamente teve um momento gastronômico – ao menos um! – inesquecível durante a viagem. E a sorte é que é uma cozinha fácil de praticar em casa mesmo, porque não é complicada. Mas nada melhor do que saborear o melhor da Itália in loco, e na Sicília não teve um dia da viagem que eu não experimentei algo novo. A culinária siciliana tem sua própria personalidade, já que a ilha é abundante em ingredientes, como atum, pistache, tomates, azeitonas. E os doces? Ah, os doces… nem vou falar aqui do cannolo, porque esse é hors concours! Mas em vez de mencionar os meus pratos preferidos, resolvi listar os meus top 5 momentos. Ou seja, não apenas o que foi servido, mas o ambiente, a maneira de servir, as pessoas que estavam lá fazendo essas refeições comigo. Pra mim, essa é a essência da Sicília: o estar junto, apreciar junto! Vamos lá?
*****Veja aqui todos os posts sobre a Sicília*****
|
Enoteca Rossorubino em Cefalù
Como eu mencionei no post que escrevi sobre Cefalù, o meu lugar preferido para jantar lá foi a Enoteca Rossorubino. Um pequeno restaurante com algumas mesas na calçada que serve apenas quatro ou cinco pratos. A especialidade ali – como diz o nome – é a variedade de vinhos sicilianos (mas eles tem também outros drinks). Recomendo ficar algumas horas lá, ir pedindo os pratos e bebericando até a noite cair.
Eu adorei essa simplicidade dos ingredientes (todos locais), que mostra que nem sempre gastronomia italiana é sinônimo de exagero. A qualidade da comida, e a maneira como ela é apreciada, é o que conta mais, pelo menos pra mim!