Torres del Paine no Chile

June 20, 2024

 
Os Torres del Paine, no Chile, tem sido um destino que eu venho querendo visitar há muito tempo. Neste post, Marcos Borges e Cláudia do blog A quatro Pés (facebook, twitter, instagram) compartilham conosco todos os detalhes para planejar uma viagem para lá.

Os Torres del Paine são um destino para todos, sejam hotéis ou acampamentos, malas de rodinhas ou mochilões, estadias curtas ou longas, é um lugar democrático. Além disso, é um local que pode ser visitado várias vezes e em cada visita se vê cenários diferentes, incríveis e inesquecíveis.

Dependendo da região que visitar, a experiência varia. Por exemplo, na área das Torres (que dá nome ao parque), a vegetação é rasteira no início e à medida que se adentra no vale, as árvores se tornam mais presentes, o vento pode ser um desafio, mas as nuvens podem ofuscar o famoso “monumento” a qualquer momento.

2.TORRES_PELA_MANHA

No Valle del Francés, os ventos são constantes, quase suficientes para derrubar as árvores altas a qualquer momento. Devido aos ventos, é comum ocorrerem desprendimentos de gelo dos glaciares e consequentemente, avalanches.

4.vista_valle_del_france_pro_lago_nordenskjold 3.vegetacao_valle_del_frances

Por último, próximo ao Campamento Los Perros, as temperaturas são baixas no parque e é possível nevar, mesmo no verão.

5.vista_paso_john_gardner

Parque Nacional Torres del Paine

O Parque está localizado na região de Magalhães, na patagônia chilena. Conhecida por suas rochas de granito, como as Torres del Paine, no Chile, e Fitz Roy, na Argentina. Fundado na década de 50, o parque possui aproximadamente 242.000 hectares e abriga 4 grandes ecossistemas diferentes: florestas em áreas úmidas; região de arbustos na parte central; estepe patagônico árido a leste; e deserto andino.

6.estepe_patagonico

Melhor época para visitar

O parque é mais visitado durante a primavera e verão, de outubro a março. Neste período, é importante reservar hospedagem com antecedência, pois o parque fica bem cheio. Fora desse período, é importante verificar, pois a maioria das hospedagens fecha e trilhas como o Circuito O – que dá a volta no parque – são fechadas. Ainda assim, há lugares abertos, como o Hotel Las Torres, ideal para quem busca tranquilidade.

7.laguna_amarga_torres_del_paine_ao_fundo

Como chegar

Para chegar ao Parque Nacional Torres del Paine, é preciso ter vontade e um espírito aventureiro. Pelo Chile, a porta de entrada (via avião) é por Punta Arenas, capital da região de Magalhães, e de lá pegar um ônibus. Outra opção é alugar um carro e percorrer os 350 km até o parque. A estrada é asfaltada, então não deve haver problemas no percurso, exceto por um trecho ainda em obras próximo ao parque. Dentro do parque, as estradas são de terra.

A cidade mais próxima do lado chileno é Puerto Natales, e é possível chegar de barco vindo de Puerto Montt pela empresa Navimag. O trajeto até a cidade é uma experiência única, com visitas a fiordes, glaciares e palestras sobre a fauna, flora e geografia da região.
8.NAVIMAG

O Parque possui várias entradas, mas a mais utilizada é a Guardería Laguna Amarga, também a mais próxima do Hotel Las Torres. Apesar de ser um Parque Nacional, tanto o Hotel Las Torres quanto algumas outras hospedagens estão em terras privadas. Falando em hospedagens, vamos conhecer algumas delas agora.

9.chaura-calafate 10.lebre-coruja-e-guanaco

Onde se hospedar

Cada região do parque possui opções de hospedagem, mantidas em sua maioria por empresas especializadas, apesar de ser um parque nacional. Algumas delas incluem o Hotel Lago Grey, Tierra Patagonia e Explora Patagonia.

11.chales_los_cuernos-sala_grey-refugio_paine_grande

Para quem pretende fazer as trilhas mais famosas do parque, como o Circuito W e Circuito O, as empresas mais próximas das trilhas são Fantástico Sur, Vértice Patagonia, Las Torres e EcoCamp Patagonia. As duas primeiras são responsáveis pela maioria das hospedagens ao redor do parque.

A CONAF, organização responsável pelos parques nacionais, ainda mantém alguns acampamentos ao redor do parque que são gratuitos. A estrutura é básica, com locais para montar barracas (que podem ser alugadas em Puerto Natales), banheiros (sem chuveiro) e um refúgio para cozinhar. Desde a temporada 2015/16, é necessário reservar a estadia no Campamento Torres e Italiano, e essa medida deve se expandir para o Campamento Paso na próxima temporada.

12.vista_trilha_ao_refugio_los_cuernos

Roteiros

Os roteiros mais comuns são de 1 dia, 5 dias (Circuito W) e 10 dias (Circuito O). O de 1 dia geralmente inclui uma visita apenas às Torres del Paine, com cerca de 20km de caminhada de ida e volta, ou um passeio pelos principais pontos do parque, onde é possível ver as Torres del Paine, Cuernos del Paine, Lago Nordenskjöld, Salto Grande e terminar no Lago Pudeto. Diversas agências oferecem esse passeio e saem diariamente de Puerto Natales (Chile) e El Calafate (Argentina).

13.SALTO_GRANDE

O Circuito W é a trilha

Tags: , , ,