Atualizado em Março de 2019
Tulipas e Holanda são praticamente sinônimos na minha cabeça. Não dá para pensar em uma sem lembrar da outra. Ver as tulipas na Holanda era um sonho, pois é lá que fica o maior jardim de flores do mundo: O Keukenhof. Fazer uma visitinha a ele estava na minha bucket list faz tempo, mas como essa é uma atração que requer planejamento e estar na Holanda numa época específica do ano, ele foi sempre adiado.
|
Quando minha viagem a Rotterdam foi confirmada, o Keukenhof foi a 1a coisa que eu fui pesquisar. A Lu fez uma matéria bem legal sobre ele na 2a edição da nossa Revista e minha vontade que já era grande, ficou ainda maior. Por sorte, eu estaria lá nos últimos dias desta temporada, mas as previsões não eram animadoras: além de dias de chuva, todo mundo que eu falava me desanimava de ir, dizendo que já não veria as tulipas. Natureza é assim, todo ano acontece a mesma coisa com os Cherry blossoms aqui em DC. Há uma previsão de pico da florada, as pessoas planejam a vinda, mas as vezes se decepcionam, porque ou atrasam ou adiantam a florada.
O primeiro dia que eu teria livre choveu o dia todo, então resolvi não ir. No sábado, vi a previsão pro domingo, que teria sol pela manhã e resolvi arriscar, mesmo com os conselhos de que “os últimos dias da temporada são meio decepcionantes”. Fui para a estação de trem, pegar o próximo para Leiden, onde teria que pegar um outro ônibus pro Keukenhof que fica na cidadezinha de Lisse. Perdi o 1o trem, o que instantaneamente me colocou na defensiva.. será que vai valer a pena? O próximo trem chegou antes mesmo que eu pudesse mudar de idéia e durante o caminho fui me preparando para me decepcionar. Não espere muito, você não vai ver tulipas, mas você vai ter ido ao Keukenhof, eu tentava me consolar. Um lado de mim estava ainda avaliando se valia a pena e pensando no fracasso que seria uma visita ao grande parque das tulipas, sem elas.

O trem chegou em Linden e logo em frente a estação peguei o ônibus (lotado!!!) pro Keukenhof. Dia de sol e penúltimo dia da temporada não poderia ser diferente. Entrei no parque, já me preparando psicologicamente para não ver muitas flores e me dizendo que o paisagismo valeria a pena e que ver outras flores seria igualmente interessante (já sabendo na minha cabeça que não, não ia ser assim tão fácil, afinal o que eu amo são as tulipas!! Queria ver as tulipas!!! – assim mesmo, batendo o pézinho com voz e atitude de 3 anos de idade!).
As tulipas na Holanda
Passei pelos portões, tinha um laguinho com as pessoas aproveitando o sol, um…
continua…