Vale do Douro além dos vinhedos: 5 lugares para visitar

June 16, 2024

O Vale do Douro é conhecido principalmente por seus vinhos. Mas depois de explorar a região, percebi que há muito mais do que apenas degustações de vinho e passeios pelos vinhedos. Além dos vinhos, há um rico patrimônio cultural, encantadoras aldeias, construções medievais e muita história para descobrir.

Aqui destaco alguns lugares “além dos vinhedos”, que são ótimas opções para fazer uma pausa entre as visitas às vinícolas. Se estiver viajando de carro pelo Vale do Douro, vale a pena programar uma parada em alguns desses lugares. Além de serem visualmente deslumbrantes, também proporcionam um grande enriquecimento cultural.

CHIP de CELULAR com 15% de desconto



Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE!

ponte-e-torre-de-ucanha-3
Ucanha

Museu do Douro

Uma visita a uma cave de Vinho do Porto já proporciona bastante conhecimento sobre esse produto. Agora imagine percorrer os vinhedos no Vale do Douro! É uma experiência rica em informações, especialmente com a degustação posterior. Gostei de visitar o Museu do Douro para organizar minhas ideias e compreender melhor a formação dos vinhedos, a produção e os tipos de Vinho do Porto e do Douro, além de aprender sobre a cultura e tradições locais.

museu-do-douro-7 museu-do-douro-4 museu-do-douro-10

O Museu do Douro é pequeno, mas bem organizado e fácil de explorar. Também oferece degustação de vinho. Localizado em Peso da Régua, às margens do rio Douro, é uma parada imperdível para quem visita a região. A entrada custa 6 euros e para mais informações sobre horários e visitas guiadas, consulte o site.

museu-do-douro-2 museu-do-douro-1 museu-do-douro-9

Casa de Mateus

A Casa de Mateus, embora não esteja localizada exatamente no Vale do Douro, é um local que vale a visita. É um exemplo esplêndido da arquitetura barroca portuguesa, e a fachada refletida nas águas dianteiras do edifício é uma visão imperdível (mesmo que seja só para uma rápida olhada por fora). A construção foi realizada pelo 3° Morgado de Mateus no século 18 e ainda serve como residência para a família. A visita, que custa 11,50 euros por pessoa, permite explorar algumas áreas da casa, com destaque para a biblioteca com edições históricas e livros antigos.

casa-de-mateus-3

Após a visita interna, os jardins da Casa de Mateus estão à disposição dos visitantes. A fotografia é permitida nos jardins, e a entrada para visitar apenas essa área custa 7,50 euros. Para mais informações sobre a visitação, visite o site.

casa-de-mateus-1 casa-de-mateus-8 casa-de-mateus-4

Ponte e Torre de Ucanha

Ucanha é uma vila tranquila na Europa, onde se pode ver os moradores observando a vida passar à porta de casa ou desfrutando de um papo no café local. Alguns turistas, no entanto, visitam Ucanha para conhecer duas estruturas medievais: a ponte, construída entre os séculos 14 e 15, e a torre erguida em 1465 para controlar o pedágio e reafirmar a influência religiosa da Ordem de Cister na região.

ponte-e-torre-de-ucanha-6 ponte-e-torre-de-ucanha-2 ponte-e-torre-de-ucanha-1

Mosteiro e Igreja de São João de Tarouca

Em Tarouca, recentemente foram descobertas ruínas de um Mosteiro Cisterciense do século 12 durante escavações entre 1998 e 2007. Essas ruínas ao lado da Igreja de São João de Tarouca, que por si só já é impressionante. Detalhes como azulejos, mosaicos e obras de arte marcam a visita.

mosteiro-igreja-sao-joao-de-tarouca-17além, , , , , , ,