Há exatamente um ano eu estive em Veneza pela primeira vez, mas como era uma viagem a trabalho e eu tinha apenas uma tarde livre, não entrei em lugar nenhum e me concentrei em caminhar pela cidade. Pois nesse fim de semana que passou estive lá novamente, dessa vez com o marido e sem compromisso algum, então decidimos visitar o Peggy Guggenheim Collection, um pequeno museu de arte moderna que concentra uma coleção excepcional de telas e esculturas de movimentos como Surrealismo, Abstracionismo e Cubismo.

|
O histórico da coleção é muito bacana: Peggy (sobrinha de Solomon R. Guggenheim) comprava arte por paixão, e não por oscilações de mercado. Ela realmente apreciava as obras que decidia adquirir, e sua vida pessoal confundia-se com o burburinho do meio artístico.
Prepare-se para babar: Pollock, Magritte, Picasso, Chagall, Dalí, Modigliani, Calder e Giacometti – apenas para citar alguns – dividem o espaço da galeria, que tem também um jardim de esculturas e um pequeno terraço com vista para o Canal Grande.

