Visitando as Cataratas do Niágara no inverno

July 24, 2024

Eu ainda não tinha visitado as Cataratas do Niágara, e o meu marido tinha ido quando criança e nem se lembrava mais. Quando vimos que a cidade de Niagara Falls (no Canadá) tinha queima de fogos e festa de Réveillon decidimos aproveitar que estaríamos em Michigan no Natal pra passar o Ano Novo lá. E é claro que eu estava super curiosa para comparar as Cataratas do Niágara com as Cataratas do Iguaçu, que visitei em junho deste ano. A Claudia foi às Cataratas do Niágara no verão e a paisagem é completamente diferente, mas o que comprovei com essa viagem foi que mesmo visitando as Cataratas do Niágara no inverno, o passeio vale a pena!

Ficamos no lado canadense, que realmente tem a melhor vista das Cataratas do Niágara americanas e canadenses (fica bem na divisa, engraçado que é o mesmo caso de Iguaçu, entre Brasil e Argentina). Niagara Falls no Canadá tem também a maior quantidade de hotéis (e hotéis melhores) e entretenimento. Começamos a visita indo até Table Rock, que é o ponto de observação mais perto das Horseshoe Falls, que são as maiores quedas, do lado canadense. Outra opção também interessante (e acho que teria sido mais impactante) seria ter andado da ponte (Rainbow Bridge, que liga EUA e Canadá) até Table Rock, dessa forma teríamos visto as quedas de longe primeiro, passaríamos na frente das quedas americanas e por fim chegaríamos a Horseshoe Falls, que são o Grand Finale. Tem um calçadão do lado canadense que vai margeando o rio por todo esse percurso, e é muito bem cuidado mesmo no inverno (ao contrário do lado americano, que estava cheio de gelo e escorregadio).

CHIP de CELULAR com 15% de desconto


Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE!

A paisagem estava lindíssima com neve e muito gelo. O vapor d’água das quedas acumula nas árvores e grades ao redor das Cataratas, fica tudo congelado, lindo. Nos três dias que ficamos na cidade o frio variou entre 0 a -7 graus, mas como a temperatura não tem permanecido abaixo de zero por muitos dias seguidos, o rio estava longe de congelar, e não tinha muito gelo nas margens, só um pouco de neve.

Muito gelo ao redor das Cataratas do Niágara - lado canadense
Muito gelo ao redor das Cataratas do Niágara – lado canadense

Fomos nos aproximando das Horseshoe Falls, que são as quedas canadenses, em formato de ferradura (horseshoe). O barulho das águas, a altura das quedas (53m) e a quantidade de água impressionam. Mesmo com o frio, é bom dizer que as Cataratas do Niágara não congelam. O que acontece é que o rio muitas vezes congela e o vapor d’água vai congelando e acumulando cada vez mais alto, mas o fluxo de água continua embaixo do gelo. Somente uma vez o fluxo de água parou completamente, em 1948, mas não porque as quedas congelaram, e sim porque blocos de gelo rio acima fizeram uma barreira natural que parou o fluxo de água para as Cataratas do Niágara (todas as quedas) por várias horas. As quedas americanas, menores, são as que congelam de vez em quando (6 vezes desde que começaram a manter informações históricas desse tipo), enquanto as canadenses (Horseshoe Falls) nunca congelaram.

As Cataratas do Niágara com neve e gelo, no lado canadense.
As Cataratas do Niágara com neve e gelo, no lado canadense.
Uau, é uma vista e tanto - Horseshoe Falls, Niagara Falls, Canadá
Uau, é uma vista e tanto – Horseshoe Falls, Niagara Falls, Canadá

Admiramos as Horseshoe Falls bem pertinho, e como estávamos com o Magic Pass (já explico mais sobre ele adiante), fomos ver as Cataratas do Niágara de outro ângulo: por baixo e por trás! O passeio Journey Behind the Falls é isso, você pega um elevador e depois vai passando por túneis cavados na rocha, e desce até um ponto de observação quase no mesmo nível que o rio (agora no inverno o ponto mais baixo não está aberto, somente o segundo mais baixo). Você vê as Horseshoe Falls de ladinho, bem perto, aquela montanha de água desabando na sua frente. E aí os túneis te levam por trás da cortina d’água, é uma coisa impressionante ficar ali ouvindo o estrondo das águas. Os túneis tem um montão de cartazes com informações interessantes sobre as Cataratas, dos primeiros loucos que desceram as quedas dentro de um barril (a primeira pessoa foi uma mulher com o seu gato, vejam só) a mapas e informações sobre a construção dos túneis.

Journey Behind the Falls - vendo as Cataratas do Niágara bem de perto
Journey Behind the Falls – vendo as Cataratas do Niágara bem de perto

Depois disso nós fomos assistir ao filme 4D Niagara’s Fury, que mostra como surgiram as Cataratas. Você entra e eles te dão uma capa de chuva (eu achei que era exagero, mas não é!). Aí você vê um filminho muito bonitinho com alguns personagens do filme Ice Age, contando a história da formação das quedas. E então você passa pro teatro 360 graus onde passa o filme com os efeitos especiais: tome chuva, raios, neve, tremedeira no chão, tudo com muito barulho pra acompanhar. Sinceramente eu não sou muito fã desses efeitos todos, prefiro ver o filme tranquila, mas a minha sogra gostou. O Gabe teve que sair com o Eric logo no início porque ele não gostou do barulho (a gente já estava esperando isso mesmo, perto da porta) e a Julia não quis nem entrar quando deram a capa de chuva pra ela…

Quando o filme acabou decidimos jantar ali mesmo no Elements on the Falls, que é um restaurante dentro do Table Rock com vista para as Horseshoe Falls. Como acontece na maioria dos restaurantes que tem uma vista espetacular, a comida é bem fraquinha. Comemos hamburgueres e eu pedi um prato de carne com batatas-fritas que estava bem ruinzinho. A Julia comeu o penne com molho de tomate do menu infantil que estava super sem gosto, mas ela disse que estava bom. Não estava muito cheio e da nossa mesa vimos escurecer e a iluminação noturna das Cataratas do Niágara.

Quando saímos fomos fotografar as quedas iluminadas, e voltamos andando pro hotel, passando na frente das Cataratas do lado americano, e vendo a iluminação especial de Natal da cidade, com personagens da Disney, bem bonitinha. Como vocês podem ver pelas fotos, pra quem não se incomoda com o frio, as Cataratas do Niágara no inverno valem uma visita!

As Cataratas do Niágara a noite, iluminadas
As Cataratas do Niágara a noite, iluminadas

Continuando: veja aqui como foi o Réveillon em Niagara Falls.

Comparando com as Cataratas do Iguaçu…é uma experiência completamente diferente, porque as Cataratas do Niágara são extremamente urbanas, enquanto pra ver as Cataratas do Iguaçu você tem que entrar dentro de um Parque Nacional, no meio da mata, andando por uma trilha. Achei as Cataratas do Iguaçu mais impressionantes, mas Niágara não faz feio (vale lembrar que Niágara bate Iguaçu em volume d’água)! Certamente você vai achar o passeio às Cataratas do Niágara mais legal se não tiver ido a Iguaçu antes. Se já foi, de repente uma boa opção é ir em uma estação do ano como o outono ou o inverno, pra ter uma paisagem completamente diferente ao redor das quedas.

Sobre o Magic Pass: é um passe que inclui 3 atrações – Journey Behind the Falls, Niagara’s Fury e o Butterfly Conservatory – e também transporte ilimitado no sistema de ônibus da cidade, o WEGo, por 2 dias. Custa $29.95 por adulto e $24.95 pra criança de 6-12 anos (mais impostos). Menores de 5 anos não pagam.

Obrigada ao Turismo Canadá que ofereceu o hotel para a nossa viagem e ao Niagara Falls Tourism pelo Magic Pass para a nossa visita.

Dicas e cupons para economizar na sua viagem

Reserve o seu hotel Pesquise o seu hotel no Booking com cancelamento gratuito ou no Hotéis.com e pague em até 12x sem

Tags: , , ,