Bellagio é uma daquelas cidadezinhas que parecem reunir o que de mais especial a Itália tem… o charme dos pequenos vilarejos com suas ruelas estreitas, as lojinhas de artesanato e os restaurantes com uma culinária de dar água na boca. Tudo isso com uma arquitetura que a faz parecer com uma cidade cenográfica as margens do lago di Como. Mas Bellagio é bem real, então como resistir?
Eu não consegui e te aconselho a não resistir também e embarcar comigo nessa viagem até Bellagio.
|
Quando visitar Bellagio
Visitei a cidade duas vezes no intervalo de uma semana, enquanto estava explorando a Lombardia no mês de Setembro que é quase fim de temporada por lá, mas ainda estava bem cheio.
No primeiro dia, uma sexta-feira, saí de Milão no fim da manhã e fiz uma parada em Como antes de seguir viagem. Cheguei em Bellagio na hora do almoço. O dia estava bem nublado e com chuvinhas intermitentes, mas nada que atrapalhasse muito. Na segunda vez, domingo, estava um dia de sol lindo e Bellagio fica ainda mais especial com céu azul e banhada pelo sol.
A recomendação é visitar durante os meses de verão e alguns meses antes ou depois. Durante o inverno fica deserta e comércio local e restaurantes fecham as portas.
Como Chegar em Bellagio
Bellagio é facilmente acessível de Milão e eu contei aqui em detalhes as várias maneiras de chegar a ela. É possível também alugar um carro e percorrer várias cidadezinhas em volta do Lago di Como. Nessa área central onde ficar Bellagio há outras cidadezinhas também como Mennagio, Tremezzo e Varenna.
Chegando no porto de Bellagio, a primeira providência é comprar sua passagem de volta de barco se você veio de Como, porque dependendo da época elas esgotam rapidinho.
Na beira do porto há vários restaurantes e olhando assim até a gente fica em dúvida porque falam tanto de Bellagio. Mas é preciso visitar o centrinho medieval, subir as escadarias e as ruelas para “adentrar” Bellagio e explorar a sua beleza.
O que ver em Bellagio
A cidade é bem pequena, mas é possível passar horas perdida entre as centenas de lojinhas que ficam nas ruelas cheias de escadas. O centro medieval é um charme só e há algumas atrações bem bacanas pela cidade.
Os jardins da Villa Melzi abrem de março à outubro de 9:30 as 18:30 e o ingresso custa 6.50 Euros. Crianças até 12 anos não pagam.
Outro tour que recomendo é o do parque que fica no hotel Villa Serbelloni. Ele só pode ser visitado no tour guiado, que acontece diariamente se houverem um mínimo de 6 pessoas e máximo de 30. O tour acontece as 11:00 e 15:30(ou 14:30 fora do verão) de 15 de março a 1 de novembro e dura aproximadamente 1:30. As saídas são do Promobellagio Office que fivs na torre medieval de St. Giacomo na parte superior da cidade e o ingresso custa 9 euros por pessoa.

Apesar de pequena a cidade tem várias igrejinhas, a de San Giacomo tem um interior interessante e uma torre que dá pra ver do lago. Outras igrejas em Bellagio: San Giovanni, Santa Maria di Lopio e San Giorgio.
O que comprar em Bellagio
As lojinhas são muito fofas e tem vários artigos bacanas pra quem quer levar um souvenir pra casa. Esse foi provavelmente o lugar que eu mais comprei presentinhos na Itália e olha que eu não sou de exagerar nos souvenirs. Eu comprei gravatas de seda pro marido na loja Arte e Moda (Salita Mella, 19 / Salita Plinio, 6) do designer Pierangelo Masciadri, que fez a gravata que Bill Clinton usou quando ele foi eleito pela 1a vez e a gravata do George Busch quando ele fez o debate com o Kerry, além de Presidente Barack Obama durante sua posse. Ele tem na loja muitas bolsas diferentes também e bijouterias feitas com vidro de murano.
Comprei vários souvenir também na Gelateria Caffe Bar Sport que fica do lado da igreja de San Giacomo e vende de tudo um pouco. Foi onde achei postais e imãs diferentes e mais em conta.
Onde Comer em Bellagio
A hora que bater aquela fominha, há diversos bons restaurantes por lá. Para fugir dos restaurantes turísticos da beira do porto, vá até o Ristorante alle Darsene di Loppia (Via Melzi d’Eril,1 | Frazione Loppia, 22021 Bellagio,Itália) que fica do lado da Villa Melzi.
Para aperitivos no fim de tarde, há vários lugares pra tomar um vinhozinho: Aperitivo et Al(Salita Serbelloni, 34) e a super pequenininha mas deliciosa Enoteca Cavaturattiolo(Salita Genazzini, 3).
Onde ficar em Bellagio
Eu fiz dois bate e voltas, mas adoraria ter passado a noite por aqui e explorado mais outras cidadezinhas da região. Se resolver pernoitar, visitei alguns hotéis em Bellagio que adorei.
O Grand Hotel Villa Serbelloni é um dos mais imponentes da cidade e quando a gente chega de barco é impossível não notar sua beleza, já que ele fica no extremidade da cidade com vista para o Lago di Como e para os Alpes!