Você pode ter escutado a clássica frase “Houston, we have a problem”, eternizada no cinema por Tom Hanks, no filme Apollo 13. Esse centro de controle em “Houston”, do filme, é o NASA Lyndon B. Johnson Space Center, mais conhecido como Space Center Houston. O complexo de prédios é grande, sendo que a maior parte não é aberta a turistas. Contudo, possui um centro de visitantes interessante e dois tours que expõem algumas das instalações reais, onde engenheiros, astronautas e outros funcionários da NASA estão trabalhando. O Space Center de Houston é responsável por todo o controle relacionado à Estação Espacial Internacional.
A primeira vez que visitamos o Space Center Houston foi em 2008, quando Julia tinha apenas mais de 1 ano. Naquela ocasião, ela não aproveitou muito do local. Desta vez, com quase 5 anos, e sabendo um pouco mais sobre o universo, decidimos refazer a visita.
|
O Space Center Houston fica próximo a Kemah, uma cidade pequena onde passamos a noite, mencionada no post anterior. Para quem está em Houston, são aproximadamente 35 minutos de carro, dependendo da localização da hospedagem. Estávamos a caminho quando começou uma forte chuva e a temperatura mudou drasticamente, não parecendo um dia de verão no Texas. Chegamos a sentir frio com nossas roupas leves. Minha principal preocupação era que a chuva atrapalhasse os tours, e de fato, foram cancelados durante a maior parte do dia. Felizmente, a chuva parou e os tours foram reabertos no meio da tarde, possibilitando que fizéssemos um deles.
No estacionamento já é possível avistar o Space Shuttle Explorer, que foi transferido do Kennedy Space Center, na Flórida, para Houston, aguardando uma nova área de exposição. Quando estiver pronta, os visitantes poderão entrar no shuttle, mas ainda não há data de inauguração definida.
